petrobras

Petrobras (PETR3, PETR4): Julgamento sobre venda de ativos

Petrobras (PETR3 e PETR4) – Julgamento no plenário do STF sobre a venda de ativos

Nesta quarta-feira será realizado julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o processo de venda de ativos de empresas estatais, a chamada Lei das Estatais (13.303/2016).

Além disso, será decidido se a liminar que suspendeu a venda da Transportadora de Gás (TAG) da Petrobras. Ela foi concedida pelo Ministro Edson Fachin e continua válida.

A Petrobras tem dois argumentos jurídicos para sustentar a legalidade do seu processo de venda de ativos. O primeiro é a lei do petróleo de 1997 autorizou a companhia a criar empresas subsidiárias para atuar em diversos setores. Portanto, por “paralelismo” a Petrobras poderia vender essas empresas. O segundo é a decisão do próprio STF de 2004 que determinou que a Lei do Petróleo já seria suficiente para tratar o assunto, sem a necessidade de uma lei específica.

Tanto a Advocacia Geral da União (AGU) quanto a Petrobras têm a mesma visão sobre o processo de venda de ativos: “A venda das subsidiárias é como um desinvestimento, dentro de uma lógica empresarial, e não como desestatizações”.

De acordo com a Petrobras: “O processo de venda das subsidiárias atende a recomendações aprovadas pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2017, que muito é mais robusta do que um processo licitatório”.

E Eu Com Isso?

Esse julgamento do STF é essencial para a segurança jurídica do processo de venda de ativos da Petrobras, principal catalisador das ações da petroleira.

Acreditamos que a decisão será favorável à venda de ativos da estatal no plenário do STF. Ou seja, deve prevalecer a visão empresarial sobre a venda de ativos.

Entretanto, se a decisão for desfavorável à venda de ativos (TAG), esperamos impacto bastante negativo nas ações da Petrobras (PETR3/PETR4) no curto prazo.

Confira

Quem Vai Levar a Netshoes?

Dicas práticas de como economizar dinheiro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.