
Na terça-feira (13) o banco JP Morgan Chase também divulgou resultados acima do esperado, com um lucro de 5,23 dólares por ação. A mediana das expectativas era de 4,92 dólares. Mesmo assim, os investidores não gostaram dos resultados e as ações fecharam em baixa de 4 por cento, após terem recuado quase 7 por cento no pior momento do dia.
Há mais problemas para os bancos. Nos últimos dias, o presidente Donald Trump vem defendendo estabelecer um limite legal de 10 por cento ao ano para os juros cobrados nos empréstimos de cartão de crédito.
O mercado americano é o maior do mundo e a estimativa é que o sistema financeiro do EUA fature 200 bilhões de dólares por ano apenas com essas linhas de crédito. Ao limitar as taxas, uma das fontes de lucro mais importantes dos bancos seria prejudicada. Além do impacto nos números, causa desconforto uma intervenção governamental no mercado, algo que não é usual nas relações empresariais americanas.
À medida que os bancos, como de costume, inauguram a temporada de balanços do 4T25 e do ano passado como um todo, os investidores seguem preocupados. Eles temem o impacto negativo sobre os resultados das empresas de fatores como as tarifas comerciais, a redução da oferta de mão de obra e a permanência da inflação em um nível elevado.
Na terça-feira também foi divulgada a inflação ao consumidor de dezembro medida pelo Consumer Price Index (CPI). Os resultados vieram em linha com o esperado, com a inflação em dezembro ficando em 0,3 por cento e a variação em 12 meses permanecendo em 2,7 por cento, seguindo as expectativas do mercado.
Após a esperada alta dos preços ao consumidor em dezembro ter mantido as apostas em cortes de juros para o segundo semestre do ano, os investidores agora acompanham de perto a divulgação dos preços ao produtor e das vendas no varejo.
Espera-se que as taxas de juros permaneçam inalteradas durante a maior parte do primeiro semestre de 2026, inclusive na reunião do FED em janeiro, desde que a inflação e o crescimento se mantenham estáveis. Os investidores continuam a esperar pelo menos duas reduções ainda este ano.
E Eu Com Isso?
Os contratos futuros dos principais índices americanos estão em baixa no pré-mercado, com os investidores esperando resultados de empresas e mais dados sobre a inflação e a atividade econômica.
DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.