Levante Ideias - Theresa May

E Eu Com Isso? – Parlamento britânico e Brexit

Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit

Nesta terça-feira (15), o parlamento britânico rejeitou o acordo da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, proposto pela primeira-ministra, Theresa May. A derrota, foi a maior perda do governo na história moderna (432 votos contra e somente 202 a favor). A premiê terá agora três dias para apresentar um plano B para os parlamentares. No entanto, antes terá de sobreviver hoje à moção de desconfiança proposta pela oposição, que pode resultar na perda de seu cargo.

O motivo da derrota: os apoiadores da saída do Reino Unido da UE consideraram a proposta de May “moderada demais”, além de vários votos contrários do próprio partido da primeira-ministra, o Partido Conservador.

E Eu Com Isso?

A forte derrota deixa o governo May de mãos atadas. O futuro agora é incerto, pois a primeira-ministra pode perder ou renunciar seu cargo. Com isso, seria formado um novo governo ou haveria uma nova eleição – podendo até haver novo plebiscito, uma renegociação com a UE sobre o acordo e o prazo para o Brexit ou até mesmo uma saída sem acordo (mais abrupta) com a União Europeia. Neste último caso,  os efeitos econômicos seriam mais severos para o país e para a região. O prazo para deixar o bloco é 29 de março. Portanto, o cenário ainda é muito incerto.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.