Previdência no foco do governo
A terça-feira começa com duas boas notícias sobre a Reforma da Previdência. A primeira diz respeito ao pente-fino que será promovido pelo governo federal na Previdência atual. A equipe de Guedes pretende colocar em vigência uma Medida Provisória (MP) que reavaliará todos os benefícios concedidos pelo INSS, incluindo pensão por morte, auxílio-reclusão e aposentadoria rural.
A segunda notícia é sobre a reforma propriamente dita. A equipe econômica de Bolsonaro quer uma regra de transição de 10 a 12 anos para a nova idade mínima para homens e mulheres. O período é bem mais curto do que os 21 anos previstos na versão da reforma proposta pelo governo Temer, o que significa uma reforma mais dura e com maior economia de gastos. A proposta dos técnicos será posteriormente analisada por Bolsonaro e seu núcleo político.
E Eu Com Isso?
Ambas as notícias são positivas para o cenário fiscal brasileiro. A expectativa é a de que o pente fino acarrete uma economia de 9,3 bilhões de reais em um ano, enquanto que uma regra de transição pela metade do tempo da proposta de Temer deve representar uma grande economia de gastos, ainda não calculada em números exatos pela equipe. Resta saber, ainda, em que idade mínima será fixada a aposentadoria para homem e mulher. Há indícios que a idade mínima proposta pela equipe será mais dura (65 anos para homens e 62 para mulheres) que a anunciada por Bolsonaro (62 e 57, respectivamente).
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉