Levante Ideias - Cias Aéreas que operam no Brasil

E Eu Com Isso – 14/12/18

Companhias Aéreas – Abertura para o capital estrangeiro

O presidente Michel Temer editou Medida Provisória (MP) que retira o limite máximo de 20 por cento de participação estrangeira nas companhias aéreas no Brasil e permite que a participação de investidores de outros países seja de até 100 por cento no setor.

Atualmente as companhias aéreas estrangeiras já detêm participações minoritárias nas companhias brasileiras. A Delta Airlines tem 12,3 por cento e a KLM tem 1,6 por cento das ações da Gol. A United Airlines tem 8,3 por cento da Azul e a Qatar Airways tem 10 por cento do capital da Latam (fusão da TAM com a LAN).

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Gol e a Azul no curto prazo. Nesta quinta-feira (13), as ações da Gol (GOLL4) fecharam em alta de +5,3 por cento, já as ações da Azul (AZUL3) fecharam em alta de +0,75 por cento, no dia que o Ibovespa subiu +0,99 por cento.

As companhias áreas estrangeiras estão com um alto nível de endividamento, fato que pode impulsionar a entrada de empresas estrangeiras nas locais.

A medida torna o espaço aéreo brasileiro aberto à maior concorrência das empresas aéreas estrangeiras. A concorrência é positiva, pois melhora a eficiência e produtividade das empresas, com incentivo para a inovação tecnológica, o aumento da quantidade de rotas ofertadas e a integração com rotas internacionais.

No entanto, a Azul se posicionou contrária a decisão do governo e criticando a medida, e justificou que a medida não trará benefícios as companhias aéreas nacionais.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.