O Brasil vai explodir e Levante já sabia…
O resultado do primeiro turno mostrou uma ampla vantagem do candidato reformista Jair Bolsonaro, cenário que a Levante vem falando, desenhando e insistindo há meses – e totalmente diferente dos institutos de pesquisas. Quem ouviu nossas recomendações está feliz da vida, muito diferente daqueles que esperavam o quinto mandato de Lula.
No entanto, vamos aos fatos de segunda, pós-eleições: com o feriado nos Estados Unidos (para a renda fixa apenas), as bolsas europeias recuaram no dia (08) com a queda das ações asiáticas após a China reduzir o compulsório como medida para reduzir os impactos da guerra comercial com os EUA. Além disso, o dólar seguiu se fortalecendo ao redor do mundo.
Enquanto isso, a terça (09) foi negativa para principais mercados internacionais com o dólar ganhando força e as bolsas caindo. Nos EUA, os juros futuros de 10 anos (Treasuries) se aproxima de 3,25 por cento. É o maior nível em sete anos – com a possibilidade de mais altas de juros do que as sinalizadas pelo Banco Central de lá. Na Europa, as notícias negativas continuaram vindo da Itália, com preocupação com as contas públicas do país.
Nesta quinta (11), véspera de feriado aqui no Brasil, os mercados externos tiveram um dia negativo. As bolsas asiáticas fecharam em forte baixa, assim como as europeias e as americanas, que também ficaram no campo negativo. Os receios sobre a guerra comercial sino-americana se intensificaram após empresas informarem que as taxações já estão prejudicando os consumidores chineses – um dos pilares de crescimento do gigante chinês e do mundo.
E Eu Com Isso?
A perspectiva de forte alta da Bolsa brasileira foi confirmada no começo da semana, e o mercado local ignorou o mercado externo. Na segunda-feira (08), a Bovespa fechou em alta de 4,57, o maior fechamento desde março de 2016. No entanto, ao longo dos dias a Bovespa acabou caindo e o dólar teve uma tendência de alta.
Para ler as demais notícias mais relevantes da semana, é só acessar aqui o conteúdo que está no Blog da Levante no Infomoney.