Ibope em linha, debate também
O dia de ontem foi marcado pela divulgação de uma nova pesquisa Ibope e também pelo antepenúltimo debate entre presidenciáveis na TV antes do primeiro turno. O resultado da pesquisa trouxe Bolsonaro líder com 27 por cento, Haddad com 21 e Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva na sequência, respectivamente com 12, 8 e 6%. A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores em 126 municípios nos dias 22, 23 e 24 de setembro, tendo margem de erro de 2 pontos percentuais.
Já o debate foi realizado na televisão aberta com transmissão online, e o único que não compareceu foi Jair Bolsonaro, por razões médicas. A novidade do debate foi o horário: ele se iniciou às 17h45 e acabou às 19h30, diferente dos outros realizados, que adentraram a madrugada.
E Eu Com Isso?
No Ibope, todos os candidatos oscilaram timidamente com relação à pesquisa de segunda-feira do mesmo instituto, e dentro da margem de erro. Bolsonaro e Haddad encontraram um teto no crescimento das intenções de votos. O destaque vai para a resposta dos entrevistados com relação à pergunta feita pela pesquisa sobre quem será o próximo presidente, independente de seu voto: 44 por cento acreditam que o presidente será Jair Bolsonaro.
Do lado do debate, se observou uma discussão levemente mais acalorada quando comparada às de outras ocasiões. O principal motivo disso, além da proximidade das eleições, é o crescimento do PT nas pesquisas. Candidatos tentaram colocar Haddad contra a parede e provocar um contraponto entre eles e o petista. É possível já observar, também, como candidaturas começam a se comportar para o segundo turno – alguns candidatos já dão sinais de apoio ao fazerem perguntas estratégicas ou colocações parecidas com seus apoiados.
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉