Devido à globalização da economia, estamos inseridos em um contexto no qual um conflito nas gélidas terras da Ucrânia, no extremo-leste europeu, pode afetar os resultados de diversas companhias listadas na B3 – a Bolsa brasileira.
Isso se deve, primeiramente, ao fato de que as nações envolvidas na guerra são produtoras relevantes de alguns insumos importantes para cadeias produtivas globais das quais o Brasil faz parte.
A Ucrânia é uma grande produtora de grãos, com destaque para a sua importância na produção de milho e cevada. Assim, a escassez desses insumos afeta tanto empresas do setor pecuarista, que dependem do milho para produzir a ração dos rebanhos, quanto do setor de bebidas, que tem na cevada e no milho duas matérias-primas indispensáveis.
Já a Rússia é uma das maiores produtoras de trigo do planeta e fornece mais de 20% do total de fertilizantes utilizados pelo agronegócio brasileiro. O aumento do preço do trigo tende a pressionar as margens de diversos produtos alimentícios, podendo prejudicar o desempenho de empresas do setor, enquanto a escassez de fertilizantes representa um risco para a produção agrícola, que é um dos pilares da economia brasileira.
Além disso, ambos os países possuem uma participação relevante no setor siderúrgico, e quem está tentando preencher a lacuna deixada neste mercado é a China, que tem retomado o aumento da produção de aço em seu território.
Com empresas chinesas em busca de insumos para a siderurgia, os preços do minério de ferro voltaram a subir, em um movimento que deve favorecer as mineradoras brasileiras, que têm a China como principal compradora.
Por fim, a Rússia é uma potência energética, que se destaca como uma grande produtora de petróleo e uma das maiores exportadoras de gás natural do planeta, sendo peça-chave no fornecimento do insumo para as nações europeias.
A disparada do preço do petróleo tem sido um dos efeitos colaterais mais comentados desde o início da guerra, e esse movimento tem favorecido as empresas que atuam na exploração e refino da commodity.
Caso se pudesse eleger uma palavra para definir o complexo cenário atual, ela seria: incerteza. Podemos, por ora, mover apenas algumas peças no xadrez que se desenvolve no mundo dos investimentos. E, é claro, apenas na primeira casa.
Avançar uma casa a mais requer paciência – será necessário acompanhar, no dia a dia, o desenrolar dos acontecimentos geopolíticos para realizar movimentos certeiros e estratégicos de alocação.
É por isso que você, investidor, precisa estar sempre atento e contar com conteúdo de qualidade produzido por profissionais do mercado na hora de tomar as suas decisões.
Na semana que vem, realizaremos um evento 100% gratuito e especial aqui na Levante que irá te ajudar a entender melhor o mercado financeiro.
Será uma semana inteira de Lives em comemoração aos 4 anos do aniversário da Levante.
Você terá conteúdos que vão desde como iniciar uma carreira no mercado financeiro até como analisar uma ação.
E, o mais importante: iremos sortear, para quem participar de todas as Lives, 3 Infinite Pass, o nosso produto mais completo e que conta com todas as estratégias da Levante em um único pacote.
Para participar do sorteio, você precisa apenas comentar #AniversarioLevante em todas as Lives e curti-las!
Além disso, todos os dias sortearemos bônus especiais para quem estiver presente, como squeezes e livros.
Recomendamos que você não fique de fora.
Clique aqui para conferir a programação da semana especial de Aniversário da Levante. Não se esqueça de clicar no sininho para receber todas as notificações em primeira mão!
Tenha um ótimo domingo,
Equipe Levante