A Bolsa brasileira começa a sofrer com a alta volatilidade internacional após um começo de ano animador para o Ibovespa – o aumento do preço do petróleo e a recuperação do minério de ferro favoreceram as ações das gigantes Vale e Petrobras. Ao mesmo tempo, investidores estrangeiros passaram a realizar aportes volumosos no mercado brasileiro.
Nas últimas semanas, em meio à crescente tensão na fronteira entre Rússia e Ucrânia, o mercado brasileiro de ações conseguiu sustentar uma alta vigorosa, e o dólar recuou frente ao real, chegando à marca dos R$ 5.
Entretanto, com o anúncio de uma invasão russa em larga escala à Ucrânia, levando os combates até a capital Kiev, o Ibovespa não conseguiu sustentar o fôlego, e passou a oscilar bastante, refletindo o movimento global de aversão ao risco.
Agora, os investidores digerem a resposta – na forma de sanções à Rússia – do presidente americano Joe Biden ao ataque, enquanto já olham para o próximo evento que promete mexer com as Bolsas de Valores ao redor do globo: a alta dos juros nos Estados Unidos.
Já é sabido que, na próxima reunião do Federal Open Market Committee (Fomc, o comitê de política monetária dos EUA), haverá um ciclo de alta dos juros em virtude da disparada da inflação no país – preocupante, ela subiu 7% em 2021, a mais alta desde 1982.
Portanto, inúmeros fatores prometem fazer de 2022 um ano volátil para os mercados acionários, com a eleição presidencial prometendo trazer ainda mais oscilação para a Bolsa brasileira no final do ano.
Sendo assim, é importante conhecer algumas estratégias que te ajudem a ganhar dinheiro em momentos de alta volatilidade, beneficiando-se das oscilações dos preços dos ativos, tanto no terreno positivo quanto no negativo.
Pensando nisso, eu e meu time da Levante desenvolvemos a Operação Fênix, uma estratégia focada em recomendações de Opções. Ela busca, ao mesmo tempo, ganhar no curto prazo e protegero seu capital da volatilidade do mercado.
Se você tem interesse em descobrir mais sobre nossas recomendações de Opções, clique aqui para conhecer a estratégia Operação Fênix.
Tenha um ótimo domingo,
Enrico Cozzolino