Semana começa em clima ruim
A semana começa com os mercados em leve queda, reagindo mais uma vez às medidas de Donald Trump em relação ao comércio mundial. Dessa vez, o presidente americano solicitou a assessores para trabalhar em uma taxação adicional de 200 bilhões de dólares em produtos chineses.
No cenário local, os mercados devem continuar reagindo às pesquisas, com o foco para a do BTG, que saiu agora pela manhã e revelou o avanço de Bolsonaro para 33 por cento (ante 30 por cento da pesquisa anterior); Haddad passou de 8 para 16 por cento. A pesquisa de hoje segue a mesma tendência da pesquisa Datafolha que saiu na sexta à noite e revelou o avanço de Jair Bolsonaro e também do candidato do PT.
Além disso, amanhã começa a reunião do Banco Central para decidir o futuro da taxa Selic. O comitê divulga o resultado na quarta-feira após o fechamento do mercado, e nossa expectativa é de manutenção em 6,5 por cento ao ano.
E Eu Com Isso?
Além do ambiente levemente negativo no mercado externo, a pesquisa mostrou um forte crescimento de Fernando Haddad, do PT, fato que deve derrubar os mercados hoje (apesar de a pesquisa ter mostrado também o avanço do candidato reformista Bolsonaro).