A novela da compra da Gaspetro pela Compass, da Cosan (CSAN3), ganhou mais um capítulo. Relembrando os últimos acontecimentos, o CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) se posicionaram contrariamente a esta aquisição, demonstrando preocupações acerca de uma excessiva concentração de mercado por parte da Compass.
Agora nesta semana, a Compass reforçou pedido ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que a aquisição seja aprovada sem restrições, afirmando que não haveria um poder excessivo após a aquisição.
A Gaspetro é uma holding que possui participações minoritárias em 17 concessionárias de distribuição de gás natural distribuídas pelo país, além do controle da Gas Brasiliano (SP), enquanto a Compass é a controladora da Comgás, maior distribuidora de gás do país, além de ter sido a vencedora, e única ofertante, do leilão da Sulgás.
E Eu Com Isso?
Pelo cenário incerto acerca do desfecho desta operação, outros players do mercado estão reticentes, sendo a Compass a única companhia ativa na abertura do mercado de gás brasileiro. Por isso, a ANP e o CMGN, assim como outros agentes do mercado, estão preocupados com a possível concentração de mercado da Compass após a aquisição.
Enxergamos três possíveis desfechos para a operação: i) a aprovação da aquisição sem restrições; ii) o veto da aquisição e a abertura de novo processo de venda com a companhia sendo “fatiada”; e iii) a aprovação parcial da aquisição com remédios, onde a Compass seria obrigada a vender sua participação em algumas distribuidoras, principalmente onde já possui alguma influência. Vemos a última possibilidade como a mais provável. Porém, provavelmente ainda teremos novos capítulos nesta novela.
Mesmo com restrições, vemos como positiva a compra da Gaspetro, ampliando fortemente a atuação da Compass nesse mercado. A expectativa é que a Compass consiga replicar o modelo de sucesso da Comgás nessas novas companhias, melhorando consideravelmente seus resultados.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—