A Procter & Gamble (PG) – principal concorrente da Johnson & Johnson (JNJ) no segmento Health Care e gigante da indústria de produtos de higiene pessoal e limpeza – divulgou nesta quarta-feira (19) os resultados do 2T22 do ano-fiscal. Os números vieram bons em termos de receita líquida e lucro, mas piores em termos de margem bruta e operacional.
A receita líquida da Procter no 2T do ano fiscal de 2022 foi de US$ 20,9 bilhões, uma alta 6% em relação ao 2T do ano fiscal de 2021, sendo inclusive maior que as estimativas, que giravam em torno dos US$ 20,3 bilhões.
Houve uma piora significativa na margem bruta, que encerrou o trimestre em 49%, queda de 4 pontos percentuais no comparativo anual. Tal ponto tende a estar diretamente associado ao aumento no custo dos insumos e nos custos logísticos.
Indo além, o resultado operacional medido pelo Ebit foi de US$ 5,26 bilhões, o que representa uma margem operacional de 24,7%: queda de 2,5 pontos percentuais ao ano contra ano.
Assim, o lucro líquido foi de US$ 4,2 bilhões ou US$ 1,66 por ação. A expectativa era algo na casa US$ 1,65 de lucro por ação, em linha com o alcançado no período. A geração de caixa livre (Free Cash Flow) foi de US$ 4,49 bilhões no trimestre.
E Eu Com Isso?
O resultado da P&G foi bom, com uma receita bem acima das expectativas, mas margens pressionadas se comparadas com às divulgadas no último ano.
Esperamos impacto positivo, porém limitado, no preço das ações da companhia. As ações “PG” já responderam na véspera, subindo 3,4%, o que limita o potencial de alta no curto prazo.
Apesar do cenário de pressão inflacionária nos custos, acreditamos que a companhia foi eficiente no mix de produtos nas regiões onde atua, contribuindo consideravelmente para o crescimento das vendas e diluindo os efeitos do aumento de preço de insumos.
Neste trimestre, o destaque ficou por conta do segmento de Health Care, cujo crescimento combinado de preço e volume foi de 8%, e de Home Care, no qual foi observado uma variação positiva de 7%.
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