Na quarta-feira (12), a Multiplan (MULT3), uma das maiores empresas do setor de shopping center do país, divulgou sua prévia operacional do 4T21. Seus números vieram sólidos, substancialmente acima do reportado pela companhia em 2019, ano pré-pandemia.
Impulsionada pelo período de festividades do final de ano, as vendas no período destacaram-se como as maiores vendas trimestrais da história da Multiplan e apresentaram uma alta de 8,1% em relação ao 4T19. Durante a semana do Natal (período entre 17 e 24 de dezembro), em especial, suas vendas tiveram um aumento de 16,7 pontos percentuais quando comparado ao reportado em 2019, alcançando R$ 1,0 bilhão. Os destaques foram os shoppings do Rio de Janeiro e da região Sul do país, que registraram altas de 26,7% e 19,7%, respectivamente.
Nesse sentido, verificamos que sua taxa de ocupação também continuou a trajetória de recuperação observada nos trimestres anteriores, atingindo 95,3% no 4T21. O tempo de permanência nos shoppings também alcançou níveis superiores aos registrados em 2019, onde 58% dos veículos permaneceram nos shoppings por mais de uma hora contra 56% no 4T19.
Em relação às vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês), estas apresentaram uma alta de 10,3% em comparação ao mesmo período observado em 2019, corroborando para a perspectiva de recuperação do setor. Como destaques positivos, apontamos os segmentos de vestuário e alimentação, com crescimento de 19,0% e 12,5%, respectivamente.
Por fim, ressaltamos que o aluguel nas mesmas lojas (SSR) também registrou uma melhora expressiva no período, aumentando em 41,4% quando comparado ao 4T19. A companhia conseguiu repassar a inflação do IGP-DI para os aluguéis no período, beneficiada pela volta de 100% das horas de operação no 4T21.
E Eu Com Isso?
Os números prévios divulgados pela Multiplan vieram bastante positivos e esperamos que as ações da companhia (MULT3) reajam de acordo no curto prazo. De fato, no fechamento do pregão de ontem (12), as mesmas apresentaram uma alta de 6,54%, configurando entre as maiores altas do dia.
A companhia tem apresentado uma trajetória de recuperação em seus últimos resultados, impulsionados pela retomada das atividades e flexibilização integral das medidas de restrição de fluxo urbano. O quarto trimestre ainda foi impulsionado pelo período de festividades do período, com a semana do Natal apresentando recorde de vendas para a companhia.
A divulgação dos números da Multiplan também deve balizar a expectativa do mercado em relação às expectativas das demais operadoras de shoppings do segmento de média e alta renda. Nesse sentido, mantemos também uma perspectiva positiva quanto à recuperação da empresa para 2022.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—