Levante Ideias - Facebook

Juiz rejeita pedido do Facebook para arquivar processo antitruste

Em uma manobra judicial, o Meta (antigo Conglomerado Facebook) teve seu pedido de arquivamento sobre o poder de monopólio nas redes sociais sob efeito de venda de Instagram e WhatsApp, negado nesta terça-feira (11) pelo juiz James Boasberg do Tribunal Federal de Washington.

O caso foi apresentado pela Federal Trade Commission’s que é uma espécie de órgão antitruste dos Estados Unidos, durante o governo Trump e na época havia sido rejeitada o pedido de investigação. Após o fracasso, a agência rapidamente alterou alguns trechos do pedido dando maior ênfase sobre a compra de possíveis rivais e a soberania da companhia no mercado de mídia social, além de reforçar o pedido de venda de alguns aplicativos como Instagram e WhatsApp na forma de mitigar o poder monopolístico.

O juiz James escreveu que a teoria central do processo continua inalterada do texto apresentado anos atrás, porém, com mais robustez de detalhes do que no processo antigo.

E Eu Com Isso?

O imbróglio regulatório sobre as big techs continua, só que a bola da vez é o Facebook. Embora o processo seja antigo, acreditamos que a notícia tenha potencial de impactar negativamente as ações da companhia no curto prazo, que semelhante a uma ferida, cada vez que toca nela, dói. As ações do Meta (FB) encerraram a terça-feira (11) em alta de 1,69% antes da notícia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados do Facebook (FB) do 3T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.