Ibope suspenso; Datafolha cancelado
As pesquisas mais esperadas para essa semana – Ibope e Datafolha – não serão mais divulgadas nas datas previstas. O Ibope, programado para sair na noite de ontem (04), suspendeu sua divulgação por conta de uma mudança na pesquisa com relação à registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto afirmou que iria pesquisar dois cenários — um com Lula e outro sem —, mas devido à inelegibilidade do petista, acabou somente pesquisando o segundo cenário. Se fosse um jogo de futebol, é como se o instituto estivesse pedindo o famoso árbitro de vídeo que ficou consagrado após a Copa da Rússia.
Já o Datafolha, frente à mudança na corrida presidencial, resolveu cancelar o registro e entrar com outra pesquisa, que deve ser divulgada na próxima segunda-feira (10).
E Eu Com Isso?
Por lei, é esperado que o registro já tenha todas as perguntas e cenários detalhados e que isso não mude na divulgação do resultado final. Por isso, o Ibope espera aval do TSE para a divulgação, já que optou por excluir da pesquisa o cenário com Lula, registrado anteriormente.
O atraso nas pesquisas deve causar mais instabilidade nos mercados. A um mês das eleições, as pesquisas tendem a afunilar as possibilidades reais de alguns candidatos. Entre eles, Geraldo Alckmin, nome favorito do mercado e que ainda precisa de um retorno nos votos tendo em vista o tempo de propaganda política que dispõe.