Uma das maiores redes varejistas de alimentos do mundo, o Grupo Carrefour, está aberto a avaliação de uma outra proposta de fusão com a rival francesa Auchan, caso sejam apresentadas melhores condições como o aumento do percentual pago em dinheiro e também em relação ao projeto da nova companhia. O Carrefour (CRFB3) analisa com atenção também, o prêmio que a Auchan pagaria ao Carrefour na transação.
A Auchan estaria estudando uma nova proposta de aquisição, possibilitado pela entrada de fundos de investimento no desenho da operação, ponto que não só já era de conhecimento do Carrefour, como o próprio CEO da rede acompanhou de perto a aproximação entre a Auchan e os fundos, entre eles o fundo americano KKR e o CVC Capital.
O Carrefour e a Auchan já chegaram a conversar no ano passado, onde o prêmio que seria pago na negociação era de aproximadamente 40% sobre o valor das ações, porém, a parcela que seria paga em dinheiro foi um dos pontos que levaram as conversas a perderem forças, além do valuation baixo para a Auchan, na visão dos seus controladores. Por isso a entrada dos fundos de investimentos se faz tão relevante para o avanço das negociações.
A Auchan não opera no Brasil, onde o mercado é liderado pelo Carrefour e Casino, dono do Grupo Pão de Açúcar e Assaí. Já a família controladora da Auchan, os Mulliez, são também donos de negócios como a Leroy Merlin, a Decathlon e a Boulanger, de eletrodomésticos. A companhia francesa chegou a vender cerca de 32 bilhões de euros em 2020, com metade dos negócios na França e outros 13 países. Já o Carrefour, apresentou 79 bilhões de euros em vendas em 2020.
E Eu Com Isso?
Essa é a segunda vez que a Auchan tenta comprar o Carrefour. Em 2021, a rival francesa chegou a fazer ao Carrefour uma proposta de cerca de € 16,6 bilhões – o que correspondia a € 21 por ação – porém, na época, as conversas teriam sido interrompidas devido a divergências entre os acionistas de ambas as companhias durante a avaliação de uma possível transação. Ainda não temos informações sobre como essa transação poderia afetar a operação brasileira do Carrefour.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—
Leia também: Resultados do Carrefour (CRFB3) do 3T21.