Segundo notícias veiculadas na mídia, a mineradora Vale (VALE3) vai buscar aumentar sua produção de níquel nos próximos anos, visando atender à crescente demanda pelo metal para a produção de bateria para carros elétricos.
Atualmente, cerca de 5% do níquel produzido pela companhia vai para a cadeia de suprimentos de veículos elétricos, e esse percentual deve atingir entre 30% e 40% nos próximos anos.
A Vale é hoje a líder mundial na produção de níquel de origem sustentável, e deve buscar parcerias para ampliar sua produção.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a mineradora brasileira, que se mostra de olho nas tendências sustentáveis atuais e quer se tornar mais bem posicionada em um setor de rápido crescimento. Porém, não esperamos impactos nas ações da companhia no curto prazo, visto que um projeto de longa maturação e que ainda possui baixa representatividade nos resultados da companhia.
Uma possibilidade para destravar valor seria a separação das operações de metais básicos das de minério de ferro, abrindo capital de uma nova companhia focada apenas nesse segmento. Isso já chegou a ser estudado pela Vale antigamente, mas não avançou. Talvez agora, com uma maior demanda e rápido crescimento pelo níquel, o interesse pela operação seja maior.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—