Lula está fora
Os mercados globais operam com sinais mistos em um dia que terá reduzida liquidez em função de feriado nos EUA. Mesmo com o feriado do Dia do Trabalho no país, mais uma vez Trump é destaque no cenário mundial, agora com discussões comerciais envolvendo o vizinho ao norte, o Canadá. O presidente americano resumiu a relação comercial entre os países pelo termo “décadas de abuso”.
Os emergentes continuam no foco, e o destaque fica para a fala do presidente Mauricio Macri, que fará um aguardado discurso pela manhã com possíveis medidas para conter a crise da Argentina.
No Brasil, o destaque fica por conta do cenário político, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Lula por 6 votos a 1 na última sexta-feira (31). Entretanto, o fato de que Lula poderá aparecer nas propagandas políticas deve ajudar no processo de transferência de votos para o novo candidato do PT, Haddad. A semana também terá as tão aguardadas primeiras pesquisas de intenções de voto após o início da propaganda no rádio e na TV.
E Eu Com Isso?
O aumento da tensão com a guerra comercial, agora envolvendo também o Canadá, dita o desempenho negativo dos mercados de países emergentes em dia com baixa liquidez em função do feriado nos EUA. Além disso, o fato de que Lula poderá aparecer nas propagandas políticas deve continuar tumultuando os próximos passos da corrida presidencial.
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉