Initial Public Offering, ou apenas a sigla IPO, significa, em português, Oferta Pública Inicial. Essa é uma forma de as grandes empresas abrirem parte do seu capital para os acionistas do mercado financeiro.
Existe muita dúvida se vale a pena ou não investir nesses ativos, pois, como as corporações são recém-chegadas na Bolsa de Valores, não é possível avaliar o seu histórico.
Para te ajudar com isso, nós vamos te ensinar o que é preciso considerar para chegar a essa resposta. Leia o artigo para entender melhor!
Como saber se vale a pena comprar ações de um IPO?
Um dos grandes motivos pelos quais as empresas fazem IPO é para conseguir captar mais recursos para fazer o seu negócio crescer. Ou, até mesmo, para sanar dívidas. Mas será que vale a pena investir nesses ativos nesses momentos?
Um estudo feito pela Economatica mostrou que, das 113 empresas que entraram na Bolsa, desde 2004, 72 delas deram aos seus investidores retornos maiores do que o Ibovespa, depois de dois meses da oferta inicial.
Mesmo esses dados sendo otimistas, eles não são suficientes para guiar a sua tomada de decisão, pois vários outros fatores podem interferir no desempenho de uma empresa na Bolsa de Valores.
Por isso, separamos algumas medidas para descobrir se vale a pena, ou não, investir na estreia das ações.
1. Faça uma análise do momento econômico
Entender como está o contexto econômico da empresa na qual você deseja investir é ainda mais importante quando se trata de um IPO, já que não é possível ter dados mais aprofundados de como ela estaria no mercado de capital aberto.
Por isso, se pergunte:
- o segmento da companhia está em expansão ou retração?
- quais são as oportunidades e os riscos da área em que a empresa atua?
- como o setor em que ela está inserida reage às oscilações econômicas?
2. Entenda porque a empresa está fazendo um IPO
As empresas podem abrir o seu capital por diversos motivos. Pode ser para captar recursos para investir nela mesma e expandir a operação ou para aumentar o seu capital e reduzir o endividamento. Há aquelas que abrem capital apenas para sanar dívidas — essas são consideradas as mais perigosas.
O mais interessante aqui é investir naquelas que desejam crescer.
3. Estude o histórico da empresa
É fundamental saber se a empresa que está estreando na Bolsa é consistente e séria. Isso você pode descobrir com o prospecto que elas divulgam na abertura do seu capital.
4. Procure saber a opinião de especialistas do mercado financeiro
Saber qual a recomendação de quem atua no mercado financeiro é muito importante para tomar uma decisão bem embasada.
Para isso, você pode assinar a série High Alfa da Levante, que conta com a maior cobertura de IPOs do mercado e com a indicação de opções das ações para aumentar a chance de ganhos e minimizar os riscos da sua carteira. Conheça já!