A empresa de operações logísticas portuárias Santos Brasil (STBP3) iniciou a segunda etapa da expansão de seu terminal no Porto de Santos (SP), que deverá permanecer em curso até 2023. De acordo com seu planejamento estratégico, o grupo estima um investimento de 500 milhões de reais para ampliar a capacidade dos seus berços de atracação, sendo este o local onde o navio atraca no terminal marítimo.
Na primeira fase de expansão, recentemente concluída, foi realizada a ampliação do berço de atracação do porto, de 2 milhões de TEUs para 2,4 milhões de TEUs ao ano. Além disso, foi realizado também o aprofundamento do cais para 16 metros, permitindo embarque de navios de maior porte no terminal. Agora, na segunda fase, a companhia planeja uma nova expansão dos berços para 2,6 milhões de TEUs ao ano, por meio da aquisição de guindastes automatizados.
Adicionalmente, o grupo ainda visa a construção de um novo pátio no terminal, de modo a atender sua nova demanda. O grupo ainda contará com a ampliação dos ramais ferroviários de escoamento dos contêineres para eliminar os cruzamentos com caminhões, que hoje interferem na operação. O planejamento ainda prevê uma terceira etapa da expansão, que levará o terminal a uma capacidade anual de 3 milhões de TEUs, prevista para até 2031.
Por fim, a companhia ainda se prepara para iniciar, em meados de 2022, sua nova operação nos três terminais de granéis líquidos em Itaqui (MA), arrematados na Infra Week deste ano (abr/2021).
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a Santos Brasil. Em nossa visão, uma expansão do berço de atracação do terminal da companhia irá permitir que um maior número de navios atraquem no porto, de modo a aumentar as operações de embarque e descarga de mercadorias em seu terminal. A despeito da perspectiva positiva, acreditamos que as ações da companhia (STBP3) devem ter uma reação neutra à notícia, uma vez que os benefícios do projeto de expansão só serão refletidos em sua operação no médio prazo.
Nossas perspectivas para o grupo também permanecem positivas, com a Santos Brasil estando capitalizada para realização de novos investimentos. Após o arremate dos terminais de granéis líquidos em Itaqui em abril deste ano, a companhia reforçou que continuaria a analisar outros leilões federais – entre eles, um terminal de granéis líquidos no Porto de Paranaguá e um terminal de fertilizantes e de grãos em Santos. Para transações de M&A, já declarou possuir forte preferência aos projetos que estejam associados ao Porto de Santos, onde possui vantagem competitiva. Outro processo que a Santos Brasil deverá acompanhar é a desestatização de companhias docas, ainda sem data.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—