Levante Ideias - Lojas Quero-Quero

Lojas Quero-Quero projeta expansão em São Paulo

Após a abertura de capital da Lojas Quero-Quero (LJQQ3), a companhia viveu um período de rápida expansão na receita, chegando a crescer 40% a/a em 2020. No ano de 2021, o crescimento sofreu uma desaceleração, mas ainda se manteve na casa dos dois dígitos.

No entanto, a ação da companhia caiu mais de 35% no ano, acompanhando o restante do varejo, com o temor dos impactos da inflação e da taxa de juros nos resultados da empresa.

Segundo o CEO da rede, Peter Fukuzawa, a projeção para o próximo ano é de um cenário mais difícil, mas mantém a projeção de 70 aberturas em 2022, podendo chegar ao número de 80-85 lojas. Parte das novas aberturas será no estado de São Paulo, onde a rede abriu sua primeira loja na semana passada. Até agora, a companhia tem 50 pontos contratados, sendo 15 em São Paulo.

A empresa ainda espera surfar um momento de expansão do mercado de construção civil, mas alerta que os juros altos e a renda em queda tendem a prejudicar o consumo.

Além disso, o crédito mais caro com a alta da Selic tem efeito direto na Lojas Quero-Quero. A estimativa é que 1/3 do lucro bruto da empresa venha da operação de seu cartão de crédito, o VerdeCard.

E Eu Com Isso?

Mesmo com as dificuldades que o setor enfrenta no curto prazo, a companhia mantém a projeção agressiva de abertura de lojas, continuando com a estratégia de operar em cidades de até 300 mil habitantes, onde seus concorrentes são majoritariamente lojas de bairro.

O modelo de negócios, semelhante às lojas de departamento nos EUA, não é comum no Brasil, mas tem se mostrado assertivo em cidades menores, com menos oferta de grandes redes varejistas.

A companhia aproveita a desbancarização da população dessas cidades e oferta crédito para os clientes, utilizando inclusive um cartão próprio, que corresponde a grande parte das vendas da Lojas Quero-Quero.

O desafio agora é replicar o modelo que deu certo no Sul do país no maior mercado consumidor do Brasil, o estado de São Paulo.

Apesar da proximidade geográfica, a cultura da Região Sul é substancialmente diferente de São Paulo e do restante do país. Por isso, a expansão tem de ser realizada de maneira lenta e gradual, estudando a fundo as cidades e pontos novos de venda, ao mesmo tempo que suas lojas abertas recentemente atinjam a maturidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: IPOs: Quero-Quero e Ambipar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.