O dia 9 de dezembro de 2021 marca a data do IPO do Nubank. Muito tem sido falado sobre esse assunto. A pergunta que não quer calar é: vale a pena ou não “comprar um pedacinho” da startup? Para você que também está com essa dúvida, continue lendo o artigo para descobrir a opinião da Levante!
O que é IPO?
IPO é a sigla para “Inicial Public Offering” que, em português, significa “Oferta Pública Inicial”. É assim que as grandes empresas estreiam na Bolsa de Valores, abrindo seu capital para sócios em geral, como investidores Pessoa Física.
Aqui no Brasil, esses eventos são bastante grandes, movimentando milhões de reais, e despertam a curiosidade e o interesse do público, assim como vem acontecendo no caso do IPO do Nubank.
Visão geral do Nubank
Entender o contexto da empresa é fundamental para saber se o IPO do Nubank vale a pena ou não.
Eles já são um dos maiores bancos digitais da atualidade, com 48,1 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. De todos eles, 73% estavam ativos em setembro de 2021 ─ ou seja, geram receita nos 30 dias corridos desse mês.
A “startup” acredita possuir uma base engajada de clientes, o que garante a aquisição de novos interessados de forma orgânica. Isso pode explicar o fato de eles terem um dos menores custos de aquisição de cliente médio (“CAC” de US$ 5,0 por cliente, no 9M21) quando comparado com outras fintechs.
Outro ponto positivo do seu modelo de negócio é que eles têm uma alta relação de valor de tempo de vida do cliente (lifetime value, ou LTV) sobre o custo de aquisição (LTV/CAC), estimada em mais de 30x.
O Nubank acredita que ajuda os seus clientes a economizarem, quando comparamos os seus serviços com os dos bancos tradicionais. Por isso, boa parte deles usam a sua NuConta como conta bancária principal. Tudo isso cria um ciclo virtuoso que garantiria o crescimento da empresa.
Veja abaixo, por exemplo, como eles conseguiram aumentar a sua margem de contribuição acumulada ─ receita de todos os seus serviços, subtraída das despesas associadas ─ ao longo do tempo:
Com a sua consolidação no mercado, o Nubank vem aumentando o seu faturamento. De 2019 para 2020, eles tiveram um salto de 60,6% na receita líquida ─ de R$ 1,92 bilhão para R$ 3,15 bilhões.
A previsão é que em 2021 esse número aumente bastante. Afinal, apenas nos primeiros nove meses, a companhia já reportou R$ 4,59 bilhões em receita, versus R$ 2,20 bilhões para o mesmo período em 2020 – expansão de 108% da receita líquida, mesmo com a pandemia da Covid-19.
É fato que o Nubank é um gigante dos bancos digitais. Com um crescimento tão expressivo e uma perspectiva promissora, muita gente pode logo acreditar que vale a pena virar um NuSócio. Mas será que é isso mesmo?
IPO do Nubank vale a pena?
Nós, da Levante Ideias, somos entusiastas de negócios intensivos em tecnologia. Não temos dúvidas de que o futuro será tech. A cada ano que passa, o PIB global associado a esses negócios ganha espaço e “rouba-monte” da velha economia.
Quando surge a oportunidade de alocar capital em uma empresa participante deste mundo, tendemos à excitação. Não sabemos o que será do setor financeiro daqui há 10 anos, mas as empresas bem geridas, mais ágeis, orientadas para o cliente e com cultura de adaptação tendem a se sair melhor.
Quando foram veiculadas as primeiras notícias da oferta do IPO do Nubank, em meados de 2021, ficamos animados e até já imaginávamos um prêmio relevante e uma precificação próxima à perfeição. Mas, em nossa análise, infelizmente, o preço exigido ultrapassou limites que consideramos razoáveis.
Em resumo, a taxa de crescimento composta anualizada para a receita do Nubank nas nossas premissas é de 22,7%. Nos últimos 20 anos, a Microsoft cresceu a uma taxa composta de 9,9%. A Salesforce, nos últimos 14 anos, cresceu a uma taxa de 30,8%. Entre 1997 e 2017, a Amazon cresceu 43% o CAGR de receitas.
Para alcançar o nosso custo de oportunidade estimado, a companhia terá de crescer a sua receita a uma taxa composta próxima aos 35%, algo que foi desafiador até para os grandes players de tecnologia. O Nubank terá de dominar a América ou atravessar o Oceano Atlântico e se tornar uma big tech.
Como diz um ditado do mercado: o valor está onde você o enxerga. E admitimos que podemos estar completamente equivocados em nossas análises. Ainda assim, vemos um risco relevante de perda permanente de capital no investimento em Nubank a este preço. Por conta disso, nossa recomendação é NÃO PARTICIPAR da oferta do Nubank.
Quer ver a nossa análise mais completa e entender a fundo se a IPO do Nubank vale a pena? Então baixe já o material que a Levante Ideias preparou para você!