O Mercado Livre (MELI/MELI34), plataforma de e-commerce referência na América Latina, apresentou nesta quinta-feira (05), após o fechamento de mercado, seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021. Os números apresentados vieram bons, com o GMV abaixo das expectativas sendo compensado pela elevada monetização das vendas brutas (Receita/GMV). As margens e o lucro líquido vieram razoáveis/levemente positivos.
Nos principais indicadores operacionais, o GMV (total de vendas transacionadas) alcançou US$ 7,3 bilhões, cerca de 29,7% de crescimento em moeda neutra. Destaque especial para o GMV via aparelho móvel, que representou 74,1% do “mix”.
A quantidade de usuários ativos únicos alcançou 78,7 milhões (usuários que realizaram uma transação ou interação na plataforma no período), adições de 2,6 milhões ano contra ano; transações processadas via Mercado Pago (Total Payment Volume) cresceu 59% em moeda neutra, alcançando US$ 20,9 bilhões.
Olhando para os indicadores financeiros, o Mercado Livre obteve uma receita líquida total de US$ 1,85 bilhão, um crescimento de 73% na comparação anual (moeda neutra), com destaque para expansão de 94% no México, operação no qual obteve maior crescimento anual; Lucro Bruto de US$ 807 milhões, com uma margem de 43,4%, um pouco acima dos 43% obtidos no ano anterior.
O resultado operacional medido pelo Ebit (métrica de geração de caixa operacional) também veio bom, atingindo US$ 160 milhões, com margem de 8,6%, aumento de 1,2 ponto percentual ano contra ano e queda de 1 ponto percentual tri contra tri.
A companhia apresentou ainda um lucro líquido de US$ 95 milhões no período.
E Eu Com Isso?
O Mercado Livre “entregou” um bom resultado. Esperamos um impacto levemente positivo no preço das ações MELI/MELI34 no curto prazo.
Embora o GMV – indicador mais importante para plataformas de e-commerce em fase crescimento – tenha vindo abaixo das expectativas (7,3 bi reportado contra 7,7 bi esperados), a companhia conseguiu, proporcionalmente, extrair mais receita das vendas brutas.
Isso demonstra a capacidade da companhia em gerar valor aos seus parceiros e promover o cross sell dentro da plataforma. Esse fator explica a discrepância nas taxas de crescimento do GMV e da receita (29,7% e 73%, respectivamente).
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