Além de lidar com as constantes intervenções do governo chinês nas empresas privadas, o Alibaba (BABA) está enfrentando outro problema, a crescente competição dentro do mercado de e-commerce na China. Pelos últimos 15 anos, o Alibaba viveu na China quase que sem competição, se tornando uma das maiores empresas do mundo, sendo inclusive o maior IPO da história por um certo período.
O Alibaba continua como o líder de mercado no varejo online da China, mas o market share da companhia caiu de 78 por cento em 2015 para 51 por cento em 2021, segundo dados recentes divulgados no mercado. Alguns concorrentes do Alibaba que vem crescendo nos últimos anos são:
1) Tencent Holdings, que está incorporando lojas online em sua rede social;
2) Pinduoduo, um app de comércio eletrônico que implementou elementos de jogo nas compras e atraiu caçadores de pechinchas com produtos de baixo preço
3) Douyin, aplicativo irmão da TikTok na China, que vende produtos por meio de vídeos curtos e streaming ao vivo com a ajuda de seus algoritmos.
E Eu Com Isso?
A notícia é negativa para as ações e os ADRs do Alibaba Group (BABA), embora não seja novidade que o mercado de e-commerce na China esteja cada vez mais acirrado. Esperamos impacto neutro da notícia no preço das ações, que vem seguindo dinâmicas de oscilações mais relacionadas à intervenção do Partido Comunista Chinês nas empresas de capital privado.
À medida que o comércio da China amadureceu, os consumidores começaram a procurar novas formas de compras que favorecem a navegação e a interação em vez de pesquisas direcionadas de produtos. Essa tendência favoreceu os competidores do Alibaba, que usaram a mudança no estilo de consumo para ganhar uma fatia maior do maior mercado de varejo online do mundo.
Como resposta, o Alibaba investiu mais em áreas como criação de conteúdo, streaming ao vivo e produtos com descontos agressivos. No ano passado, o CEO da empresa Daniel Zhang destacou o aumento da concorrência como um dos maiores obstáculos da empresa no ano passado, e disse que um dos focos para o próximo ano será a melhora da parte de comércio eletrônico.
Pelo seu tamanho, o Alibaba ainda consegue diversos ganhos de escala, e continua significativamente maior do que os outros players. No entanto, o seu tamanho também tem trazido desvantagens, uma vez que as maiores empresas da China têm sofrido constantes pressões do governo, por meio dos seus órgãos reguladores.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—