Levante Ideias - Congresso Nacional

Pressão para gastar

Com o avanço do calendário legislativo e dúvidas sobre a viabilidade do Auxílio Brasil sendo financiado via reforma do IR, parte do governo começa a reforçar a alternativa de acionar a nova cláusula de calamidade pública, editada na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, aprovada pelo Congresso no início desse ano.

O estado de calamidade pública é similar ao Orçamento de Guerra, utilizado em 2020 com o advento da pandemia da Covid-19. Neles, cria-se um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para combater a situação imposta no País.

Uma vez solicitado pelo Presidente da República e aprovado no Congresso, o modelo dispensa a União de cumprimento da regra de ouro e possibilita que os projetos de lei enviados pelo governo contornem as restrições a aumento de despesas, desde que não sejam criados gastos recorrentes e obrigatórios.

Ao mesmo tempo, o acionamento do estado de calamidade pública aciona alguns gatilhos de contenção de gastos, como o veto ao reajuste do funcionalismo público, de modo a realizar um ajuste de contas sem atrapalhar os gastos previstos emergencialmente.

O estado de calamidade seria justificado pelo forte aumento da fome e da pobreza no Brasil, consequências diretas da pandemia e seus efeitos econômicos diversos para a população.

Logicamente, o ministério da Economia tem se posicionado contrariamente à proposta, sob a justificativa de que um novo drible ao orçamento tradicional levaria à deterioração de indicadores macroeconômicos e geraria efeito reverso no combate à pobreza.

E Eu Com Isso?

A pressão pela solução extraordinária cresce em linha com a dificuldade de o governo avançar com a reforma do IR no Senado. Antes reticente quanto ao andamento do projeto na Casa, agora o relator da reforma, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), condicionou a aprovação da medida a ajustes considerados inviáveis pelo Planalto e outros ministérios.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Problemas perversos | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.