A Rede D’Or São Luiz (RDOR3), rede integrada de cuidados em saúde e a maior administradora de hospitais do País, anunciou nesta terça-feira (05) a aquisição de mais um hospital.
Por meio de sua afiliada Hospital Esperança, a companhia adquiriu 100% do capital social do Hospital Aeroporto, localizado no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA).
De acordo com o fato relevante, o valor de firma do Hospital Aeroporto é de R$ 230 milhões, sendo que deste valor será efetuada a dedução do endividamento líquido da empresa. A projeção de Ebitda (lucro antes de impostos, amortização e depreciação) do hospital para os próximos 12 meses é de R$ 20 milhões, considerando parte das sinergias incorporadas.
Ademais, a aquisição também contempla o imóvel no qual o hospital está localizado, contando atualmente com 85 leitos e com a capacidade de expansão adicional de no mínimo mais 115 leitos.
Como é comum nesse tipo de operação, a conclusão da aquisição ainda está sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
E Eu Com Isso?
Apesar do porte da aquisição não ser tão relevante para a companhia, a notícia é positiva para a Rede D’Or, que segue sua estratégia de expansão inorgânica (através de aquisições) e consolidação do mercado, que ainda é muito pulverizado.
Os múltiplos pagos pela aquisição (EV/Ebitda de 11,5 vezes) são menores que os múltiplos negociados pela companhia, o que evidencia a boa compra realizada, além da possível expansão de leitos no hospital e a inclusão do imóvel na compra, dando a possibilidade de levantar capital em cima do ativo futuramente.
Por fim, a Rede D’Or tem se mostrado forte no mercado de aquisições, desde que estreou na bolsa em dezembro do ano passado, buscando a consolidação do mercado e uma maior verticalização de suas operações.
Conforme outras grandes empresas do setor se capitalizam, esperamos uma maior competição entre elas na aquisição de bons ativos, o que tende a elevar o múltiplo pago por futuras aquisições.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—