Tensão nos mercados
O dia começa negativo para os mercados globais em mais uma sessão de ameaças entre Estados Unidos e China. Dessa vez foi a China que subiu o tom da conversa depois de afirmar que deve retaliar os EUA e não se curvará as pressões de Donald Trump.
Além disso, outro ponto que impacta negativamente os mercados foi a decisão do Banco Central inglês de elevar o juro do intervalo de 0,25-0,50 por cento para 0,50-0,75. Apesar de o aumento já ser esperado, a decisão foi unânime, fato que não era esperado e surpreendeu.
No mercado local, o destaque fica para a decisão do Banco Central de ontem, que manteve a taxa básica de juros estável em 6,5 por cento a.a., em linha com nossas expectativas. No comunicado que acompanha a decisão, o tom foi o mesmo da última decisão. O comitê deixou em aberto os passos futuros, deixando condicionado principalmente a evolução da inflação.
E Eu Com Isso?
A tensão global associada a uma decisão de aumento de juros mais dura do banco central inglês deve derrubar os ativos no mercado local hoje. Já a decisão do Banco Central veio conforme esperado e sem grandes surpresas no comunicado, portanto sem grandes impactos.
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉