A Via (VVAR3), antiga Via Varejo, divulgou na noite desta quarta-feira (11) seu resultado referente ao segundo trimestre de 2021. A dona das Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio), que está passando por uma grande reestruturação, inclusive alterando seu ticker de negociação de VVAR3 para VIIA3 a partir do dia 16/08, vem mostrando um grande crescimento, inclusive ganhando mercado.
Seu GMV Bruto (Gross Merchandise Value) teve um crescimento de 51% comparado ao mesmo período de 2020, totalizando R$ 11,4 bilhões.
Esse crescimento foi maior que do mercado, o que resulta em um ganho de participação de mercado pela empresa.
Do GMV total, 65% das vendas foram digitais, uma grande melhora para a empresa que até pouco tempo corria por fora na guerra do e-commerce.
Além disso, seu marketplace, que também era bem aquém de seus concorrentes, superou a marca de 71 mil vendedores, um expressivo aumento frente aos 10 mil do início do ano.
O número de SKUs (Stock Keeping Unit), ou produtos vendidos em seu marketplace, também apresentou grande crescimento, saindo de 3 milhões em março de 2020 para 30 milhões ao final de junho de 2021, o que contribuiu para o aumento de quase 85% (a/a) nas vendas do marketplace (3P).
Esses números se traduzem em um crescimento de 49,2% na receita líquida, contra o mesmo trimestre de 2020, atingindo R$ 7,8 bilhões.
O lucro bruto operacional (sem considerar créditos tributários) foi de R$ 2,4 bilhões, com uma margem bruta 0,1 ponto percentual acima do segundo trimestre de 2020.
Já o Ebitda ajustado operacional foi de R$ 485 milhões, um aumento de 54,4% em relação ao segundo trimestre de 2020. A margem Ebitda ajustada teve uma leve melhora, encerrando o trimestre em 6,2%.
Ademais, na linha final do demonstrativo de resultados, o lucro líquido ajustado do período foi de R$ 45 milhões, contra prejuízo de R$ 176 milhões no segundo trimestre de 2020 e R$ 63 milhões no primeiro trimestre de 2021.
E Eu Com Isso?
Esperamos uma reação levemente positiva nas ações da empresa (VVAR3), com a companhia entregando mais um forte crescimento e tomando uma participação de mercado cada vez maior, o que a credencia como uma forte competidora na disputa do e-commerce.
Além disso, a Via utiliza muito bem a força de suas marcas e sua expertise em oferecer crédito, sendo a pioneira na compra com carnê.
Seu banco digital, o banQi, foi autorizado a atuar como sociedade de crédito direto, o que abre ainda mais oportunidades de crescimento para o futuro da empresa.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—