Levante Ideias - Câmara dos Deputados

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que trata da Reforma Tributária sobre a renda.

O novo texto trouxe menos alterações se comparado às mudanças efetuadas no primeiro parecer sobre o texto original, enviado pelo governo.

Desta vez, os ajustes foram apenas marginais e contemplaram algumas demandas específicas de setores e entes subnacionais, para viabilizar um consenso sobre a aprovação do texto.

Os principais pontos do novo relatório são: a isenção de taxação sobre lucros e dividendos sobre empresas do Simples Nacional (que faturam até R$ 4,8 milhões por ano); a redução escalonada do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica, condicionando a queda na alíquota, nos próximos anos, à confirmação de arrecadação; a isenção de tributação sobre dividendos para fundos imobiliários e fundos de pensão; e a extinção dos JCP (Juros Sobre Capital Próprio); entre outras medidas de menor relevância.

A redução escalonada do IRPJ, por exemplo, evita que haja perda de arrecadação. A ideia é que, em 2022, a alíquota saia obrigatoriamente de 25% para 17,5% – queda de 7,5 pontos percentuais – e que uma redução adicional de 2,5 pontos percentuais seja vinculada ao atingimento de receitas, corrigido pela inflação.

O mesmo mecanismo vale para 2023, condicionando a redução dos 2,5% faltantes à arrecadação. Essa foi uma demanda de estados e municípios, que temiam pela queda nos repasses dos seus respectivos Fundos de Participação.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), havia inicialmente confirmado a votação da proposta no plenário da Casa até a próxima sexta-feira (6), mas líderes partidários pediram um prazo um pouco maior para análise do parecer.

Sendo assim, o texto deve ir à votação na próxima terça-feira (10).

E Eu Com Isso?

Ainda há, entre parte de prefeitos e governadores, alguma insatisfação com os riscos de arrecadação menor com o IR, o que implicaria em repasses menores do governo federal.

No entanto, o segundo pente-fino realizado pelo relator da proposta deve pavimentar o caminho da aprovação na Câmara dos Deputados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Terreno perigoso.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.