Levante Ideias - Congresso Nacional

Negociações tributárias

Enquanto o recesso parlamentar não acaba, o governo aproveita para se reunir com entidades do setor privado e tributaristas para afinar a segunda fase da Reforma Tributária.

Atualmente, já é praticamente consensual entre as partes que haverá um novo parecer do deputado Celso Sabino (PSDB-PA), responsável pela tramitação da proposta na Câmara dos Deputados.

Entre as modificações, estão sendo ventiladas novas alíquotas – menores que os 20% inicialmente propostos – de taxação de dividendos para empresas que optam pelo Imposto de Renda via lucro presumido e uma possível isenção para as empresas optantes do Simples Nacional – regime simplificado de cobrança de impostos para micro e pequenas empresas.

Segundo entidades representativas de profissionais liberais, não seria justo taxar dividendos nessa categoria, uma vez que a redução do IRPJ teria pouco impacto no pagamento de tributos – que, nesse caso, já segue uma tabela específica conforme o faturamento da empresa – enquanto a taxação sobre o lucro distribuído elevaria a carga tributária.

A equipe econômica, contudo, tem se dividido sobre o tema: alguns interlocutores entendem que criar uma série de exceções seria tornar o sistema mais complexo e, no fim do dia, todos buscam uma forma de pagar menos impostos; já outros avaliam que, sem ajustes no Simples e no lucro presumido, a reforma corre o risco de ser engavetada pelo Congresso.

E Eu Com Isso?

Sabe-se que Paulo Guedes e sua equipe têm adotado uma postura muito clara nas discussões acerca da reforma tributária: quando há possível aumento de carga para algum setor, na dúvida, o benefício é dele e as mudanças são revistas. Parece ser o caso do Simples Nacional. No regime de lucro presumido, porém, já há incidência de IRPJ e os efeitos das mudanças, ao que tudo indica, são mais positivos que negativos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Veto ao fundão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.