Segundo informações de mercado, a Apple (AAPL) está desenhando acordos com duas empresas chinesas – a CATL e a BYD – para o fornecimento de baterias para seus planejados carros elétricos.
A maior empresa de tecnologia do mundo tem trabalhado em um veículo com direção autônoma e tem como meta a produção de um veículo de passageiros até 2024, segundo a Reuters.
Acredita-se que o veículo elétrico em desenvolvimento e planejado pela Apple poderia incluir sua própria tecnologia de bateria. Não está nítido se as discussões com CATL e BYD envolvem a tecnologia ou designs da própria Apple.
As discussões vêm em um momento em que o governo dos Estados Unidos está buscando desenvolver o setor dentro do território americano.
O plano de infraestrutura proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden, de US$ 1,7 trilhão, inclui um orçamento de US$ 174 bilhões para impulsionar o mercado doméstico de veículos elétricos, seja com créditos fiscais, seja com subsídios para fabricantes de baterias.
E Eu Com Isso?
A notícia já fez preços ao longo da madrugada no mercado asiático. As ações da CATL, maior fabricante mundial de baterias automotivas, fecharam em alta de 0,5%, enquanto as ações da BYD tiveram ganhos mais expressivos, de 6,5%.
As ações da Apple (AAPL), por sua vez, indicam uma alta de 0,6% no pré-mercado, em linha com os ganhos dos índices futuros da Nasdaq.
Para os ETFs e teses de investimento voltadas à extração, produção de lítio e/ou baterias a notícia é positiva, pois é um indício de fortalecimento do lado da demanda nos próximos anos.
Na nossa visão o mercado ainda não coloca “na conta” o negócio de veículos elétricos no valor da Apple. Evidentemente, ainda é muito cedo para qualquer projeção e não há dados confiáveis para tal.
O (possível) grande investimento da Apple no setor de veículos elétricos é não-oficial, mas amplamente conhecido pelo mercado. No passado recente, começaram a surgir rumores de acordos entre a gigante da tecnologia com fabricantes de veículos, como a Hyundai e a Kia.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—