Levante Ideias - Itausa

Itaúsa investe na Aegea

Em 31 de maio, a Aegea comunicou, através de Fato Relevante, que os Grupo Equipav, GIC (Fundo Soberano de Singapura) e a Itaúsa realizarão um novo aumento de capital na companhia, no total de 3,21 bilhões de reais. O investimento será através da emissão de ações preferenciais classe D, caracterizados por não terem direito a voto, podendo ser conversíveis, em determinadas hipóteses, em ações ordinárias.

A GIC terá 65,12 por cento das ações subscritas e integralizadas (equivalente a 2,1 bilhões de reais), a Itaúsa, 34,57 por cento (1,1 bilhão de reais) e o Grupo Equipav, 0,31 por cento (10 milhões de reais). Após a conclusão do novo aumento de capital, a participação dos acionistas na Aegea será de 34,44 por cento (GIC), 12,95 por cento (Itaúsa) e 52,61 por cento (Grupo Equipav), respectivamente.

O investimento será direcionado para os blocos 1 e 4 da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a qual foi arrematada em leilão no final de abril.

E Eu Com Isso?

A realização de um aporte pela Aegea garantirá à Cedae os recursos necessários para execução dos investimentos suspensos nos últimos anos em decorrência da fragilidade financeira e da gestão operacional deficiente implementada pelo antigo controlador.

Nesse contexto, a Itaúsa também se vê beneficiada pela perspectiva de melhora no projeto de sua controlada. Assim, a expectativa é de um impacto positivo nos preços das ações de Itaúsa (ITSA4) para o curto prazo.

Além disso, esperamos que também ocorra uma valorização das ações ao decorrer do tempo, à medida que a empresa entregue resultados cada vez mais fortes conforme o turnaround operacional a ser implementado pela Aegea avance.

Para financiar o investimento, o Conselho de Administração da Itaúsa aprovou a emissão de debêntures simples, no total de 2,5 bilhões de reais, não conversíveis em ações. Segundo a ata da reunião do conselho, esta emissão será dividida em duas séries, de 1,2 bilhão cada, com a primeira série tendo prazo de validade de seis anos e a segunda de dez anos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Dividendos Itaúsa: vale a pena investir na empresa?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.