O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) começou a operar com o marketplace da Mercado Livre (MELI34) nesta segunda-feira (31), oferecendo mais de 2 mil itens do setor alimentar, higiene e saúde. O movimento faz parte do plano de expansão de vendas do GPA, ampliando seu alcance por meio do canal digital, que já vem ocorrendo há alguns anos.
A parceria consiste na utilização da estrutura logística completa do Mercado Livre, com armazenagem, entrega e logística reversa, com o processo de automação dos sistemas de gerenciamento do GPA e Mercado Livre sendo completadas após meses de trabalho.
Em troca de uma parcela do valor das vendas realizadas no marketplace, o GPA agora conta com alcance de entrega em mais de 1,8 mil cidades, com entregas em até 24h, além do tráfego de mais de 70 milhões de usuários por mês na plataforma do MeLi.
A operação também se torna mais simples, com o GPA realizando a entrega em massa de produtos para o Centro de Distribuição do MeLi em Cajamar-SP, em vez de operar de maneira mais capilarizada conforme as vendas digitais crescem no site.
O GPA fechou o primeiro trimestre representando uma parcela de 71 por cento de todas as vendas digitais do setor de autosserviço (super/hipermercados e atacado), com as vendas digitais já representando cerca de 5,4 por cento das vendas totais do GPA. Na bandeira Pão de Açúcar a cifra já chega a 15 por cento das vendas totais.
O sortimento de vendas ainda não engloba os produtos perecíveis, com alta complexidade na manipulação e armazenagem, além da sincronização da entrega, entre outros aspectos. A ideia é chegar a cerca de 4 a 5 mil itens no sortimento no Mercado Livre.
E Eu Com Isso?
A estratégia de expansão do GPA (PCAR3) vem tomando cada vez mais forma após a cisão do Assaí (ASAI3), com múltiplas parcerias e canais de distribuição variados que vêm sendo implementadas na companhia.
Além disso, o GPA tem investido em uma expansão “Asset Light”, com usufruto de estrutura de terceiros, sem que necessite da posse de ativos imobilizados e investimentos grandes em estruturas próprias.
Enxergamos um impacto limitado da notícia nas ações do GPA (PCAR3) e Mercado Livre (MELI34) no curto prazo, porém pode dar um impulso bastante positivo em um período mais longo de tempo, conforme os resultados da parceria e o crescimento do meio digital de distribuição comecem a apresentar resultados mais relevantes no balanço. No último pregão PCAR3 fechou em alta de 1,13 por cento e MELI34 com alta de 2,36 por cento.
Podemos analisar a estratégia de expansão do GPA em duas frentes de crescimento, com estratégias distintas entre a bandeira Extra e Pão de Açúcar, as duas operações brasileiras (lembrando que o GPA possui o grupo Éxito operando no restante da América do Sul).
A primeira frente é o da frequência de compra e ticket médio de compra do cliente, ou seja, na fidelização.
O GPA foi pioneiro na implantação do programa de fidelidade e descontos exclusivos e personalizados no varejo alimentar com o aplicativo “Cliente Mais”, alguns anos atrás, expandindo o formato para a bandeira Extra, aumentando a frequência de compra dos clientes.
A estratégia veio reforçada com a parceria com a RD (RADL3), no programa de pontos Stix, com troca de pontos por itens e vale-compras de diversos tipos e valores.
A segunda frente é o de ampliação do alcance de clientes (quantidade) por meio de parcerias e expansão dos canais digitais, acelerados com a pandemia.
O GPA já vem expandindo em variadas frentes de entrega com a criação do James Delivery (entrega na última milha), parceria com o IFood, melhoria do site para implementação da multicanalidade (Clique e Retire, Entrega rápida e agendada) e agora com a criação do próprio marketplace em sua plataforma e utilização da estrutura de gigantes do e-commerce (Mercado Livre e Americanas), ampliando a rede de clientes e vendendo com a credibilidade da bandeira Pão de Açúcar e Extra.
No caso do Extra a estratégia tem se assemelhado cada vez mais ao Atacarejo, sobretudo nos Hipermercados, oferecendo descontos tanto no app, como em compras de quantidade maior.
Já no Pão de Açúcar, que já possui preços mais altos e margens melhores, a ampliação forte do canal de distribuição por meio de marketplace terceirizados parece fazer bastante sentido, dado que o custo de ampliação em escala oferecida pelas plataformas é bem menor que a realização de uma expansão por meios orgânicos.
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