Levante Ideias - Como funcionam e mais rendem

Infraestrutura em baixa

Ainda na fase de transição com o governo Temer, o governo Bolsonaro fixou como meta de mandato investir, no mínimo, 250 bilhões de reais em infraestrutura por ano. Com mais da metade da atual legislatura já completa, a realidade é que esse saldo deve ficar longe da meta.

Segundo levantamento divulgado, os investimentos totais (públicos e privados) em infraestrutura tem rondado a casa dos 100 bilhões de reais nos últimos anos.

Em 2019, o valor foi de 118 bilhões de reais; já em 2020 esse montante atingiu os 115 bilhões de reais.

Ao olhar com mais detalhe para tais cifras, percebe-se que aproximadamente dois terços dos investimentos vêm do setor privado e um terço é proveniente de gastos públicos.

Desde o ano passado, o governo federal tem trabalhado na aceleração da agenda de concessões e privatizações para angariar mais recursos do setor privado.

São exemplos a desestatização da Eletrobras e do porto de Santos, além dos leilões do 5G na telefonia celular, de terminais de aeroportos e companhias de saneamento, assim como relicitações de rodovias federais.

Entre os obstáculos para um aporte privado mais robusto no setor, estão a insegurança jurídica, a falta de marcos legais atualizados, a autonomia das agências reguladoras, o ambiente político-institucional do País, entre outras variáveis de menor porte.

Nesse contexto, o avanço de algumas agendas e marcos regulatórios é ponto positivo na tentativa de atrair mais capital.

E Eu Com Isso?

É improvável que a meta prometida pelo governo seja cumprida, mesmo com perspectivas de investimentos levemente mais positivas para o ano de 2021. Em 2022, ano eleitoral, geralmente essas decisões são adiadas.

Ao mesmo tempo, é necessário compreender uma mudança de paradigma nos investimentos em infraestrutura no Brasil, o que justifica, em partes, o não cumprimento da meta.

Desde o governo Temer, os investimentos públicos nesse segmento, como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), têm decrescido fortemente – em decorrência do teto de gastos e do orçamento altamente engessado. Por outro lado, a parcela de investimentos privados como proporção do PIB segue estável nos últimos anos, próxima dos 1,10 por cento.

Logo, diante de um Estado incapaz de investir e um setor privado ainda reticente, o governo não conseguirá entregar os 250 bilhões anuais para a infraestrutura – reforçando que esse é um dos grandes desafios da atual conjuntura econômica brasileira. A notícia é levemente negativa para a economia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Sucesso na infraestrutura.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.