Varejo-na-Bolsa

Varejo: Lojas físicas voltam a contribuir com vendas em maio

De acordo com relatório realizado pela Cielo para a Abrasce, associação dos shoppings, foi apontada uma alta nas vendas tanto nas lojas de rua quanto nos shoppings, sendo mais acelerada neste segundo caso. O relatório ainda indica que a participação de vendas em lojas físicas contribuiu substancialmente para a aceleração das vendas em maio, quando comparadas a abril.

O relatório ainda reporta um aumento de compras parceladas e nas lojas que, como estratégia para capturar o número de vendas, também aumentaram o número de parcelas oferecidas aos clientes. Para essa estratégia, no entanto, é necessário que a empresa possua caixa, de modo a flexibilizar sua data de recebimento. Dessa forma, o que vemos é que a reanimação do setor tem se mostrado concentrada em grandes cadeias, que possuem mais reservas, não atingindo todo o comércio de rua.

Cabe ressaltar que o segmento de e-commerce continua aquecido, com suas vendas crescendo no semestre, porém mostra-se gradativamente diminuindo sua participação com a redução de medidas de isolamento social e aumento do número de funcionamento de lojas.

E Eu Com Isso?

A melhora observada nas vendas em lojas físicas no setor de varejo está relacionada com a redução das medidas de isolamento, que foram agravadas no primeiro trimestre do ano. Junto a isto, mostra-se acertada a estratégia de flexibilizar o número de parcelas para o consumidor realizar suas compras, o que deve beneficiar companhias que possuam reservas para adotar tal estratégia. Desta forma, a melhora deve beneficiar também o setor de shopping center (MULT3, ALSO3, BRML3 e IGTA3), que possuem grandes varejistas e tem apresentado horário de funcionamento cada vez mais flexível.

A melhora também está sensivelmente relacionada com as perspectivas de avanço de vacinação e melhora na renda do consumidor. Ainda vemos fatores como a antecipação da primeira e segunda parcela do décimo terceiro salário de aposentados (cerca de 53 bilhões de reais), que podem contribuir para a aceleração dessa retomada em vendas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: E-commerce em alta no Brasil.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.