A semana será marcada pela divulgação das Atas do FOMC e pelos dado de inflação da Zona do Euro.
No dia 12 de maio, os mercados foram surpreendidos por dados da inflação americana mais elevados até do que as expectativas mais pessimistas. O índice Consumer Price Index (CPI) surpreendeu negativamente com um aumento de 0,8% em abril. A variação desse índice, que mede a inflação no varejo, ficou muito acima das expectativas. A mediana das estimativas para a variação do índice era de 0,2%. Com isso, a inflação em 12 meses saltou para 4,2%, bastante acima das projeções, que estavam ao redor de 3,6%.
Segundo o FED (Banco Central americano), uma inflação elevada, mesmo acima da meta de 2% ao ano, seriam toleradas e a política monetária seria mantida com os juros baixos. Porém, com a inflação acima de 4%, há uma grande possibilidade de que o FED eleve a taxa de juros da economia americana para controlar a inflação.
Segundo o presidente do FED, Jerome Powell, caso necessário, o aumento da taxa de juros será transitória.
Nesta semana os mercados aguardam com expectativa a Ata do FOMC, com um posicionamento das autoridades monetárias dos Estados Unidos sobre a política monetária do país após a divulgação dos dados negativos da alta da inflação.
Se encerra nesta semana a divulgação dos balanços do primeiro trimestre de 2021.
Confira a Agenda da Semana.
Fonte: Investing | Elaboração: Levante Ideias de Investimentos
Fonte: Empresas | Elaboração: Levante Ideias de Investimentos