Segundo informações de mercado, a Verizon Communications (VZ) está próxima de fechar um acordo com a Apollo Global Management, um fundo de Private Equity que opera nos Estados Unidos, para venda de parte dos seus ativos de mídia. Estariam inclusos no negócio o portal Yahoo! e a AOL. Os valores, segundo fontes, ficarão na faixa de 4 bilhões a 5 bilhões de dólares.
O movimento de venda de ativos de mídia, ou seja, não diretamente ligados ao seu negócio principal de prestação de serviços de telecomunicações, não chega a ser novidade, visto que em 2019 a companhia vendeu a plataforma de blogs Tumblr e em 2020 o serviço de notícias Huffpost. Em 2020 a receita ligada aos negócios de mídia foi de 7 bilhões de dólares, cerca de 5,5 por cento do total das receitas no período.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é positiva para os acionistas da Verizon (VZ), visto que alguns de seus negócios ligados à mídia não estavam gerando valor e estão sem grandes perspectivas de melhora no futuro. Esperamos impacto levemente positivo no preço das ações VZ no curto prazo, levando em conta o provável valor do negócio (4 bilhões a 5 bilhões de dólares) vis-à-vis o seu expressivo valor de mercado: 239 bilhões de dólares, cerca de 2 por cento do valor do acordo.
A Verizon admitiu em seus comunicados ao mercado que obteve menos benefícios que o esperado com a integração da Yahoo e AOL, e que a partir de 2018, sofreu muito com pressões competitivas. Em outras palavras, percebemos que estes segmentos foram “engolidos” pelas gigantes Google e Facebook em relação ao mercado de publicidade online.
As companhias do setor de telecomunicações começaram a investir em ativos de mídia nos últimos anos, uma tentativa de atuar não apenas enquanto operadoras, mas atuantes e proprietárias de conteúdo. A ideia era surfar a tendência de explosão no consumo de conteúdo digital.
Claramente, a Verizon está “dobrando a aposta” na tecnologia 5G, uma das possíveis avenidas de crescimento atualmente existente no setor de telecomunicações, conhecido por crescer pouco, apenas de forma orgânica, mas distribuir robustos proventos aos seus acionistas.
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