Em 20 de abril, a Helbor divulgou, após fechamento do mercado, sua prévia operacional do primeiro trimestre de 2021. Como outras empresas do setor, a companhia reportou números mais fracos, impactados pelas medidas de restrição de isolamento, que determinaram o fechamento dos estandes de vendas a partir de março.
A companhia exibiu uma queda de 15,5 por cento em suas vendas contratadas no ano contra ano, registrando 204,8 milhões no período. Na comparação trimestral, essa contração foi de 18,0 por cento. Seu indicador de velocidade de vendas, medido pela relação de vendas sobre oferta (VSO), foi de 12,0 por cento, levemente superior ao reportado no mesmo período no ano anterior, de 11,9 por cento.
Como as demais empresas do setor de construção civil, a Helbor optou por postergar seus lançamentos para o próximo trimestre, quando seriam reduzidas as restrições de isolamento social e seus estandes de vendas poderiam ser reabertos. Dessa forma, a companhia exibiu apenas um lançamento em 1T21, o Helbor Patteo Klabin, localizado em São Paulo. O empreendimento totalizou um valor geral de vendas (VGV) líquido para a Helbor de 74,8 milhões de reais e registrou 56 por cento de suas unidades vendidas no lançamento.
Por fim, os repasses da companhia atingiram 261 milhões de reais no trimestre, uma alta de 37,0 por cento em relação ao mesmo período em 2020.
E Eu Com Isso?
A Helbor exibiu uma queda acentuada em suas vendas e lançamentos no trimestre, impactada pelas medidas de restrição de isolamento decorrentes do agravamento da pandemia no início de 2021. Dessa forma, esperamos um impacto negativo no preço das ações da companhia (HBOR3) para o curto prazo.
Esse desempenho mais contido também foi apresentado por grande parte das empresas de construção civil, que preferiram postergar seus lançamentos para períodos à frente, quando pudessem reabrir seus estandes e registrar, assim, melhores vendas. Assim, esperamos um melhor desempenho para Helbor nos próximos trimestres, uma vez que seu único empreendimento lançado no 1T21 apresentou forte número em vendas.
Como catalisadores das ações da companhia, consideramos: i) o guidance de lançamentos para 2021, cujo VGV é da ordem de 1,4 bilhão de reais a 1,8 bilhão de reais; ii) vendas de estoques prontos, impulsionado pelo cenário de juros ainda a patamares baixos; e iii) geração de caixa e redução do endividamento, uma vez que a venda de seus estoques prontos deverá impulsionar a geração de caixa, com redução no nível de endividamento, liberando os recursos necessários para financiar o novo ciclo de lançamentos.
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