Na noite desta segunda-feira (19), após o fechamento de mercado, o grupo Carrefour Brasil (CRFB3) apresentou suas prévias não-auditadas do desempenho de vendas e operacionais da companhia no 1T21.
A companhia novamente apresentou crescimento de vendas brutas de dois dígitos consolidado, crescendo mais que o mercado como um todo por mais um trimestre, com destaque para a marca Atacadão que segue em processo de conversão das lojas Makro, adquiridas recentemente, sendo o único formato a apresentar parcela de crescimento proveniente de expansão de lojas.
Os principais destaques foram:
i) Crescimento total de 17,5 por cento nas vendas brutas de Atacadão, incluindo 6 por cento de expansão, alcançando 12,86 bilhões de reais em vendas (quase 70 por cento do total).
ii) Crescimento ainda forte do GMV (vendas brutas no e-commerce) de 35 por cento no total, com continuidade da forte expansão na linha alimentar que alcançou crescimento de 140 por cento em relação ao 1T20, chegando a 197 milhões de reais. No total (incluindo entregas rápidas e marketplace Atacadão), as vendas digitais totais ficaram em 741 milhões de reais no 1T21.
iii) Forte desempenho do banco Carrefour, alcançando 10,8 bilhões de reais em faturamento (alta de 20 por cento em relação ao 1T21), com destaque para a expansão do cartão Atacadão de 32,6 por cento, representando 30 por cento do total.
E Eu Com Isso?
Apesar da forte expansão de dois dígitos, além da forte base de comparação do 1T20, a cifra de crescimento ficou abaixo da inflação de alimentos acumulada de 12 meses neste primeiro trimestre de 2021, que alcançou média de 18,4 por cento no período, diferentemente do 3T20 e 4T20 que a companhia apresentou expansão forte, alcançando quase o dobro da inflação acumulada, mostrando ganhos de volume relevantes.
A companhia segue ganhando participação de mercado, na onda de consolidação do setor, com menor força dos players menores do setor devido à pandemia, porém a desaceleração do crescimento mostra o impacto forte que o auxílio emergencial teve no desempenho do varejo alimentar.
Esperamos um desempenho levemente acima do Ibovespa para as ações da empresa CRFB3 no curto prazo, principalmente refletindo a expansão maior do Atacadão, o carro-chefe da companhia, e crescimento acima do esperado no banco Carrefour (cartões de crédito) que ajudam na expansão de margens, mas com efeitos limitados.
O ponto chave será a conclusão da aquisição do grupo Big, aguardando a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), atualmente o terceiro maior grupo do Varejo Alimentar no país, além do desempenho da margem bruta do 1T21, ainda a ser divulgado nos resultados consolidados, devido a continuidade da forte alta da inflação alimentar.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—