Em 15 de abril, a Tenda divulgou sua prévia operacional para o 1T21. Seus números vieram fortes e acima das expectativas, com destaque para as vendas líquidas.
As vendas brutas da companhia apresentaram alta de 50,0 por cento no ano contra ano, registrando 812,2 milhões no período, com índice de velocidade de vendas, medido pelas vendas sobre oferta bruta (VSO) de 36,4 por cento.
As vendas líquidas totalizaram 703,9 milhões de reais no trimestre, aumento de 60 por cento em relação ao mesmo período de 2020. Esse aumento expressivo das vendas líquidas foi impulsionado pelo baixo volume de cancelamentos de vendas (distratos).
A VSO líquida também apresentou aumento de 6,0 pontos percentuais, sendo 31,5 por cento no 1T21. Em seus resultados, a companhia ressaltou que este se tratou de seu o melhor primeiro trimestre em vendas brutas e vendas líquidas da Tenda.
A companhia ainda mostrou forte avanço em seus lançamentos, tendo lançado 10 empreendimentos com Valor Geral de Vendas (VGV) de 610,3 milhões de reais, o que significou uma alta de 269 por cento em comparação ao mesmo período no ano anterior. A companhia ainda ressaltou que este se tratou do melhor primeiro trimestre de lançamentos que já vivenciou.
Por fim, a Tenda apresentou um volume de repasses de 520 milhões de reais, o que significou uma alta de 36 por cento no ano contra ano. Na comparação trimestral, este apresentou um recuo de 16,0 por cento.
E Eu Com Isso?
A Tenda apresentou resultados fortes no período, tendo como destaque seu expressivo aumento em vendas e lançamentos, com boa velocidade de vendas mesmo com as maiores restrições de isolamento impostas devido ao agravamento da pandemia do coronavírus. Dessa forma, a nossa expectativa é de um impacto positivo no preço das ações da companhia (TEND3) para o curto prazo.
Apesar dos bons resultados no trimestre, a companhia registrou em sua divulgação o impacto com o agravamento do quadro de covid-10 em 2021, tendo 4 de seus 94 canteiros de obra paralisados por 15 dias e 45 paralisados por menos de dez dias em março devido aos decretos.
Suas lojas também operaram de forma intermitente ao longo do primeiro trimestre, estando todas parcialmente abertas em março.
A companhia ainda apresentou um aumento de banco de terrenos para as fases seguintes de seus empreendimentos, tendo aumentado em 9,0 por cento no ano contra ano, contabilizando 11,5 bilhões de reais totais – tendo 1,1 bilhão de reais sido adquiridos no trimestre.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—