shutterstock_537166525

Inflação de março e acordo sobre o Orçamento de 2021 são os destaques no Brasil; Pacote de Infraestrutura de Biden segue no radar

Feriados na China e em parte da Europa esfriam os mercados na segunda-feira. No Brasil, o IBGE divulga a inflação do mês de março.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro apresentou alta de 0,86% na comparação com janeiro e acumulava alta de 1,11% no ano e de 5,20% nos últimos 12 meses.

A projeção para o IPCA de março é de uma nova alta, de 0,72%.

No cenário político, investidores seguem dando maior atenção ao dilema criado em torno do Orçamento de 2021, aprovado com estimativas de gastos desalinhadas com a realidade em termos de execução. Foi criado um rombo orçamentário de cerca de 30 bilhões de reais (estimativas da equipe econômica e de órgãos do próprio Congresso) ao subestimar gastos obrigatórios e destiná-los a emendas parlamentares.

Nesse contexto, equipe econômica, Planalto e Congresso tem perdido o sono negociando uma solução viável para o orçamento, tanto do ponto de vista jurídico – uma vez sancionada a lei orçamentária, não se pode alterá-la – quanto do ponto de vista político. A equipe econômica deve trabalhar para encontrar uma saída para as despesas subestimadas e ainda honrar o acordo feito com deputados e senadores.

A temática tem sido o ponto central de atenção do mercado no que se refere à política. Negociações devem seguir durante o feriado e a expectativa é de resolução durante a semana. Caso o resultado seja considerado um revés do ponto de vista fiscal, espera-se alguma realização nos mercados, principalmente no dia do anúncio.

No cenário externo, o plano de investimentos em infraestrutura mais relevante da história americana da gestão Biden, segue no radar dos investidores. O pacote de 2 trilhões de dólares anunciado na quarta-feira (31) pelo presidente americano Joe Biden, tem impactado positivamente os mercados.

A meta é investir 2 trilhões de dólares ao longo de oito anos, que serão financiados com um aumento dos impostos sobre as empresas de 21 por cento para 28 por cento.

A meta do governo é criar milhões de empregos no curto prazo. Terão prioridade os projetos que puderem ser iniciados nos menores prazos, para estimular logo a economia e gerar empregos.

Na agenda de IPO´s da semana, os destaques vão para LG Informática (GENT3) que está com estreia prevista na B3 para a terça-feira (06/04) e para a rede de serviços de saúde Mater Dei (MATD3) que está com estreia prevista para o dia 14 de abril, porém, o período de reserva das ações se encerra nesta sexta-feira (09/04).

Confira abaixo a Agenda da Semana.

Fonte: Investing. Elaboração: Levante Ideias de Investimentos.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.