CPFL Energia - CPFE3 - Levante Ideias

CPFL Energia (CPFE3): Resultado do 4T20

A CPFL Energia (CPFE3) divulgou na noite de quinta-feira (25), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. O resultado veio abaixo das expectativas em termos de Ebitda e de lucro líquido, devido ao menor volume de vendas e maiores despesas no período.

A companhia reportou um menor volume de vendas de distribuição, com seu volume total contraindo em 1,3 por cento na comparação anual. O recuo se deu principalmente devido a maior queda nos segmentos industrial, de 13,1 por cento no ano contra ano, e de 11,0 por cento no setor comercial. A contração foi parcialmente compensada pela alta no segmento residencial, de 5,5 por cento.

De forma consolidada, a receita operacional líquida da CPFL Energia registrou uma alta de 15,6 por cento no ano contra ano, totalizando 9,3 bilhões de reais no 4T20. No acumulado do ano, esse avanço foi mais contido, de 3,2 por cento, totalizando 30,9 bilhões de reais em 2020.

Em relação ao seu Ebitda consolidado reportado, a companhia exibiu um aumento de 10,4 por cento na comparação anual, registrando 1,9 bilhões de reais no trimestre, valor abaixo das expectativas. A linha foi impactada devido ao maior custo de energia comprada para revenda, que contou com um aumento de 7,5 por cento no ano contra ano. Este aumento foi influenciado principalmente devido à alta no preço médio de compra de Itaipu, de 28,4 por cento (+ 197 milhões de reais), em função da variação cambial e seus contratos dolarizados.

A companhia apresentou também uma leve piora em sua linha de despesas, com um aumento de 12,2 por cento na comparação anual de seu PMSO (pessoal, material, serviços e outros), atingindo 1,2 bilhões de reais no 4T20. Este aumento foi decorrente, principalmente, de um aumento nas despesas legais e judiciais (processos trabalhistas, cíveis e regulatórios), de 181,6 por cento no ano contra ano, (84 milhões de reais), além do aumento da linha de PDD (provisão para devedores duvidosos), de 37,4 por cento (14 milhões de reais).

Em relação ao seu lucro líquido reportado no trimestre, a CPFL registrou um avanço de 14,6 por cento no ano contra ano, totalizando 964,6 milhões de reais, abaixo das expectativas. Seu lucro foi impactado pela piora de seu resultado financeiro que, na comparação anual, teve seu recuo agravado em 6,2 por cento (-172,7 milhões de reais no 4T20).

Por fim, a CPFL reportou a proposta de seu Conselho de Administração sobre a distribuição de 1,73 bilhão de reais em dividendos aos detentores das ações ordinárias da companhia, referentes a um payout de 50 por cento. O valor proposto corresponde a 1,50 real por ação, relativo ao exercício fiscal de 2020 – um retorno em dividendos de 4,9 por cento. A Assembleia Geral Ordinária da Companhia será realizada no dia 30 de abril de 2021.

E Eu Com Isso?

A CPFL Energia divulgou resultados mais tímidos, abaixo das expectativas, agravado por um menor volume de vendas e piora de suas despesas operacionais. Dessa forma, esperamos impacto negativo no preço das ações da companhia (CPFE3) para o curto prazo.

A companhia ainda apresentou um recuo em sua dívida líquida, de 6,8 por cento na comparação anual, totalizando 15,7 bilhões de reais no trimestre.

Sua relação dívida líquida sobre Ebitda também reduziu para patamares mais saudáveis, de 2,52 vezes em 4T19 para 2,19 vezes no 4T20.

Em relação aos seus investimentos realizados no período, a CPFL reportou um aumento de 30,9 por cento na comparação anual, registrando 880 milhões de reais no 4T20. Como destaque, vemos o investimento da companhia realizado no segmento de distribuição, no valor de 716 milhões (alta de 19,8 por cento no ano contra ano), destinados principalmente para ampliação, modernização e manutenção do sistema elétrico.

Em relação ao setor elétrico, mantemos uma perspectiva positiva, ancorada na sua resiliência, geração de caixa mais estável e capacidade de distribuição de dividendos elevados, refletindo seu caráter menos cíclico. Nesse sentido, a despeito dos desafios impostos pela segunda onda da pandemia à economia brasileira, acreditamos que o setor será um dos menos atingidos. Nossa visão construtiva também se sustenta no marco regulatório amadurecido, o qual, apesar de ameaças populistas, se mantém sólido e protegido.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: CPFL: Desempenho em 2019

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.