Nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado, a Locaweb (LWSA3) divulgou seu resultado do último trimestre de 2020. O resultado veio bom, acima do esperado em termos de receita líquida e abaixo em termos de Ebitda, com forte crescimento de receita e de diversos indicadores operacionais.
O principal destaque fica com o segmento de Commerce, que obteve um crescimento de 108,2 por cento de receita em relação a 4T19, atingindo 46,5 milhões de reais, desconsiderando a receita de aquisições, o crescimento seria de 87 por cento. As vendas brutas (GMV) total da companhia cresceram 83,8 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, além disso a companhia também divulgou crescimento 237 por cento da sua base de vendedores em 2020.
Já o segmento de SaaS (Software como serviço, sigla em inglês), apresentou receita líquida de 93,7 milhões de reais no trimestre, um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O bom resultado foi impulsionado por um crescimento de 8 por cento na base total de clientes em relação à 2019, atingindo 394 mil.
No total, a companhia obteve 140,2 milhões de reais de receita líquida, representando um aumento de 33,3 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2019.
Apesar do forte crescimento de receita, a companhia apresentou um crescimento menor de 20,6 por cento no Ebitda do trimestre em relação ao mesmo período de 2019, atingindo 36,4 milhões de reais. A margem Ebitda ajustada da Locaweb apresentou queda de 2,7 pontos percentuais, atingindo 26,0 por cento. A piora da margem pode ser atribuída a um aumento de 68,5 por cento nas despesas gerais e administrativas.
Por fim, a companhia apresentou um lucro líquido ajustado de 12,8 milhões de reais no trimestre, um crescimento de 23,1 por cento em relação ao 4T19, em linha com o crescimento observado no Ebitda.
E Eu Com Isso?
A Locaweb (LWSA3) apresentou um resultado financeiro sólido, acima das expectativas do mercado em relação à receita líquida e um pouco abaixo do esperado em Ebitda e lucro líquido. Apesar disso, acreditamos que as ações da companhia (LWSA3) devem ter impactos positivos no curto devido ao forte resultado dos principais indicadores operacionais, elevando a expectativa de ganhos futuros da companhia.
Além dos dados do quarto trimestre, a companhia divulgou o crescimento da base de clientes nos dois primeiros meses de 2021, com um crescimento de 15 por cento em relação à base de dezembro de 2020. Acreditamos que o forte crescimento da base junto à uma melhor perspectiva de aumento das receitas por cliente deve ser mais relevante para as ações da companhia no longo prazo do que os números financeiros divulgados.
A companhia realizou oito aquisições entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021 e busca continuar a aumentar seu ecossistema digital. A estratégia da companhia passa por adquirir soluções e serviços complementares, gerando oportunidades para vendas cruzadas e diversas outras sinergias. Atualmente a companhia já oferece aos seus clientes serviços que vão desde a hospedagem e montagem do site, aos meios de pagamento, crédito, marketing entre outros.
No final de 2020 a companhia tinha uma posição líquida de caixa, isto é, caixa maior que a dívida, de 275 milhões de reais, apesar de já ter realizado duas aquisições em 2021, a companhia realizou no começo do ano uma oferta de ações (follow-on) com a captação de 2 bilhões de reais.
Para as ações da Locaweb (LWSA3), enxergamos como principais catalisadores (i) a entrada no índice Ibovespa com expectativa para maio deste ano, (ii) Incorporação dos números e das sinergias com as recentes aquisições no resultado da companhia e (iii) novas aquisições com o dinheiro captado no follow-on.
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