A companhia Metal Leve (LEVE3) divulgou na noite de segunda-feira (15), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. Seus resultados vieram fortes, acima das expectativas em termos de receita líquida, Ebitda e lucro líquido.
Como destaques positivos, temos a alta de 12,4 por cento da receita líquida na comparação trimestral, contabilizando 776,7 milhões de reais no quarto trimestre. Na comparação anual, essa alta foi de 30,4 por cento. No acumulado do ano, houve uma contração de 4,9 por cento da receita na comparação com 2019, totalizando 2,4 bilhões de reais em 2020.
A margem bruta da companhia também apresentou uma expressiva alta de 8,1 pontos percentuais na comparação anual, atingindo 29,6 por cento no quarto trimestre de 2020. No acumulado do ano, este aumento foi mais contido, de 0,8 pontos percentuais, com 26,1 por cento em 2020.
Em relação ao seu EBITDA (métrica de geração de caixa operacional), a linha apresentou um crescimento de 49 por cento na comparação trimestral e de 71,5 por cento na comparação anual, registrando 131,4 milhões de reais no quarto trimestre. No acumulado de 2020, esta linha apresentou um recuo de 32,8 por cento na comparação com o ano anterior, encerrando o ano com 296,2 milhões de reais.
Sobre o lucro líquido da companhia, este registrou alta de 141,7 por cento na comparação trimestral e de 52,3 por cento na comparação anual, contabilizando 100,8 milhões de reais no 4T20. O resultado foi ajudado pelos impostos diferidos positivos no período, que contribuíram com 7,7 milhões de reais no trimestre. No acumulado do ano, houve uma queda de 51,9 por cento, totalizando 124,5 milhões de reais em 2020.
E Eu Com Isso?
A Metal Leve divulgou resultados sólidos, acima das expectativas, com destaque para a recuperação no volume de vendas e preço, principalmente exportações. Dessa forma, temos expectativa de um impacto positivo no preço das ações da companhia (LEVE3) para o curto prazo.
A alta das receitas foi impulsionada principalmente pelo aumento de vendas de aftermarket (reposição de peças) no mercado doméstico, que se mostrou bastante resiliente no período. A companhia se beneficiou de um impacto de 44,5 por cento em volumes por preços no mercado interno, com aumento de 42,1 por cento na comparação anual. Na linha de exportações, esse aumento foi de 2,7 por cento na comparação anual. No consolidado, as vendas no aftermarket aumentaram em 33,4 por cento na comparação anual, atingindo 298,4 milhões de reais em 2020.
Ainda sobre sua operação, a companhia ainda teve forte contribuição em seu resultado com o crescimento de vendas no segmento de equipamento original, que aumentou em 24,3 por cento na comparação anual no mercado doméstico e 31,8 por cento na linha de exportações, com impacto cambial de 34 por cento também no comparativo anual.
O principal catalisador da Metal Leve é a recuperação na produção de vendas de veículos novos no mercado interno, que foi duramente afetado durante a pandemia.
Em relação ao setor de autopeças, este tem enfrentado um quadro desafiador em decorrência da pandemia. A recessão econômica provocada pela mesma reduziu naturalmente a demanda por bens de consumo duráveis, como veículos, impactando a cadeia de fornecedores, na qual a Metal Leve se insere.
Além disso, a demanda também foi afetada pela desvalorização cambial, elevando os preços de veículos novos, uma vez que seus componentes são fabricados com materiais cotados em dólar. No curto prazo, enxergamos que o cenário permanecerá negativo para o setor.