Nos dias 16 e 17 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) realizará sua segunda reunião de 2021 e crescem as expectativas dos investidores sobre o comportamento da autoridade monetária, que divulgará a decisão sobre a Selic na quarta-feira (17) após o fechamento do mercado.
Em sua última reunião realizada nos dias 19 e 20 de janeiro, o Copom manteve pela quinta vez consecutiva a taxa básica de juros em 2% ao ano, porém, desta vez, retirou o “forward guidance”, que havia sido instituído em setembro do ano passado, e indicava a manutenção da Selic baixa por bastante tempo.
O motivo da retirada, segundo o próprio texto do Copom, foi que “as projeções de inflação em seu cenário básico estão suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária. Como consequência, o ‘forward guidance’ deixa de existir e a condução da política monetária seguirá, doravante, a análise usual do balanço de riscos para a inflação prospectiva”. Traduzindo: a inflação está elevada e o Banco Central (BC) pode ter de voltar a fazer política monetária à moda antiga, elevando os juros para conter a alta de preços.
Tanto nos Estados Unidos como aqui no Brasil, os mercados estão apresentando o fenômeno da reflação, que é a volta dos preços dos bens, serviços e ativos financeiros a níveis anteriores à crise. Porém, a dificuldade do governo brasileiro de manter as contas públicas equilibradas, aliada a um aumento da percepção do risco brasileiro, podem obrigar o Copom a iniciar o processo de elevação dos juros. A projeção para a Selic é de um aumento de 0,5 pontos percentuais.
Na agenda de divulgação dos balanços do 4T20, as construtoras e incorporadoras se destacam nessa semana. Direcional Engenharia, Mitre, Gafisa, Eztec, Cury, Tecnisa, Cyrela e Melnick Even, divulgarão seus resultados.
Além das construtoras, as empresas Mahle-Metal Leve, Notredame Intermédica, Vivara, Unipar, Yduqs, C&A e Hapvida também apresentarão seus resultados.
Confira abaixo a Agenda da Semana.
Fonte: Levante Ideias de Investimentos.
Fonte: Empresas. Elaboração: Levante Ideias de Investimentos.