latam chile eeci

Balanço da Latam Chile

A Latam (LTM, listada no Chile) anunciou nesta terça-feira, após o fechamento dos mercados, os seus resultados do quarto trimestre e do ano de 2020. Os números vieram ruins e, mesmo que já esperado, vieram ainda piores do que as expectativas.

A receita líquida no período foi de 897,5 milhões de dólares, queda de 68,7 por cento na comparação anual. O número foi fortemente impactado pela queda no segmento de passageiros (-81,6 por cento), parcialmente compensado pelo incremento de 26,7 por cento no segmento de cargas.

Já o resultado operacional medido pelo Ebitda foi negativo em 102 milhões de dólares. No 4T19 o resultado havia sido de 741 milhões de dólares. O prejuízo líquido foi de 962 milhões de dólares no trimestre, revertendo o lucro de 227 milhões de dólares obtido nos mesmos meses de 2019.

No ano completo a companhia queimou mais de 460 milhões de dólares em caixa. A sua dívida líquida, porém, ficou em 9,15 bilhões de dólares, 169 milhões de dólares a mais que em 2019. A alavancagem financeira segue elevada, visto que já em 2019 a relação dívida líquida/Ebitda era de 4 vezes. Agora, com Ebitda negativo, a relação perde sentido na análise financeira.

E Eu Com Isso?

O resultado do 4T20 e do ano da Latam pode ser chamado de “desastre anunciado”. Neste trimestre, a recuperação mostrou-se ainda bem lenta e a companhia “não decolou”. Os indicadores operacionais e financeiros seguem bem abaixo da média histórica. Nós esperamos impacto negativo no preço das ações LTM no curto prazo.

O Indicador de assentos-quilômetro oferecidos (ASK), que multiplica o número de assentos disponíveis pela distância percorrida, ficou em 12,6 milhões de KM. O indicador de passageiros-quilômetro transportados (RPK) ficou em 832 milhões. A relação RPK/ASK, indicador de “taxa de ocupação”, ficou em 72,4 por cento no 4T20, 10,5 p.p a menos que no 4T19. No ano este indicador recuou de 83,5 por cento para 76,5 por cento.

O custo por assentos-quilômetro oferecidos subiu de 6,6 centavos de dólares para 11,1 centavos de dólares e de 4,5 centavos de dólares para 9,5 centavos de dólares, desconsiderando o custo de combustível. A alta se deve a diversos fatores, como a menor diluição de custos fixos e a menor distância média de voos. Houve alguma compensação com a redução dos custos e despesas, tanto com a queda no preço dos combustíveis, menores comissões sobre venda de passagens e redução no número de funcionários. No 4T19 eram 41,5 mil funcionários (na média). Agora, ela encerrou o ano com cerca de 28,6 mil.

As companhias aéreas, de turismo e de eventos foram e estão sendo as mais afetadas pela pandemia. Em maio do ano passado, inclusive, a Latam entrou com pedido de processo de reorganização societária contra falência nos Estados Unidos, chamado de “Capítulo 11”. Dessa forma, ela passou a ter mais facilidade para negociar contratos com fornecedores e credores.

A companhia informou que segue trabalhando na sua reorganização. O CEO Roberto Alvo espera liberar a companhia da reorganização no segundo semestre de 2021.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon: IPO da Deliveroo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.