A Alpargatas divulgou seus resultados do 4T20 e consolidado de 2020 na noite desta sexta-feira (12), após o fechamento de mercado.
A empresa reportou resultados recordes na linha de receita com a combinação de forte volume de vendas puxados pelo investimento na estratégia digital e maior presença fora do Brasil.
Os principais destaques positivos do resultado foram:
Recorde de volume de vendas da Havaianas no trimestre, chegando a 79 milhões de pares no 4T20, uma alta de 11 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Recorde de receita líquida da companhia no ano de 2020, impulsionados pela recuperação no segundo semestre do ano, atingindo 3,1 bilhões de reais, um crescimento de 11 por cento em relação a 2019.
Os destaques negativos foram:
Redução do Ebitda recorrente em 2,2 por cento em relação a 2019, alcançando 595,6 milhões de reais, com redução de margem de 18,6 por cento para 17,7 por cento no ano de 2020. O lucro líquido também veio 33,7 por cento menor, alcançando 63,6 milhões de reais no consolidado de 2020, ante 102 milhões de reais em 2019.
E Eu Com Isso?
Os resultados vieram fortes na linha de volume de vendas e receita, com investimentos contínuos na frente digital e expansão internacional começando a dar frutos, ganhando relevância no balanço da companhia.
As vendas via canais digitais cresceram 130 por cento em relação ao ano de 2019, atingindo 490 milhões de reais, ou 14 por cento das vendas totais da Alpargatas, o que permitiu contornar o fraco desempenho de meados de 2020, devido à pandemia.
A receita internacional cresceu 12,4 por cento no último trimestre de 2020, alcançando 150,5 milhões de reais no 4T20 e crescendo 11,7 por cento no consolidado do ano, alcançando 879,9 milhões de reais.
Enxergamos o resultado como positivo para a companhia, e esperamos um impacto positivo no preço das ações da Alpargatas (ALPA4) no curto prazo.
As margens menores vieram principalmente de despesas maiores em relação à adaptação das fábricas com a saída da Mizuno (vendida para a Vulcabras) e do próprio resultado da marca que não figura mais nos resultados consolidados da companhia.
Porém esse movimento é positivo no longo prazo para a companhia, permitindo o foco em sua principal marca, a Havaianas, ganhando maior produtividade em suas fábricas, inclusive abrindo espaço para o lançamento de novos produtos com investimentos baixos em estrutura de produção, o que já vem ocorrendo. A empresa vem investindo na entrada em novos segmentos e público-alvo maior, expandindo a marca Havaianas para além dos chinelos, chegando a acessórios e vestuários, o que agrega margem para a companhia.
O nome da empresa é forte nos mercados internacionais e a empresa vem explorando bem essa vantagem competitiva para a estratégia de expansão para além do mercado brasileiro. Enxergamos com bons olhos os investimentos recentes, porém necessitamos de maior observação na evolução das vendas no mercado brasileiro, ainda principal fonte de resultados da companhia.