Levante Ideias - Volatilidade

Volatilidade pós-carnaval

Esta quarta-feira trará o primeiro pregão de uma semana atípica. No Brasil, os pregões pararam por dois dias e meio devido ao carnaval. Nos Estados Unidos, não houve negócios na segunda-feira (15) devido ao Dia do Presidente. E as transações na China foram interrompidas na quinta-feira (11) e só voltam nesta quinta-feira (18) devido às comemorações do Ano Novo e do Festival de Primavera. Com alguns dos principais mercados em animação suspensa, o movimento nas quatro horas de pregão na B3 deve ser marcado por liquidez reduzida e volatilidade elevada.

Os investidores têm muitas notícias para processar. No início da manhã desta quarta-feira, diversos indicadores econômicos americanos mostraram um avanço das atividades. As vendas no varejo cresceram 5,3 por cento em janeiro, bastante acima da mediana das estimativas, que era de 1,1 por cento. O salto não veio por acaso. No fim de dezembro, o governo americano aprovou um pacote de ajuda de 900 bilhões de dólares, e distribuiu cheques de 600 dólares para os cidadãos no início de janeiro, o que ajudou a turbinar as vendas.

Os efeitos do pacote se espalharam por toda a economia. A produção industrial americana cresceu 0,9 por cento em janeiro, após ter avançado 1,3 por cento em dezembro e 0,9 por cento em novembro, informou o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na quarta-feira. Foi a quarta alta consecutiva, embora a produção ainda esteja 1,8 por cento abaixo do registrado em janeiro de 2020. Os preços também subiram no mês passado. A inflação ao produtor nos Estados Unidos avançou 1,30 por cento em janeiro, bastante acima do consenso, que era de 0,40 por cento.

Esses indicadores provocaram um movimento de realização de lucros nos pregões americanos nesta manhã, após os índices de ações terem registrado fortes altas durante a terça-feira. Além do movimento natural de alguns investidores de colocar os lucros no bolso, a alta da inflação, da produção e das vendas indica uma economia em expansão. Pelo livro-texto, economia aquecida e preços em alta podem levar a um endurecimento da política monetária por parte do Fed. No entanto, os tempos são atípicos, os livros-texto tornaram-se insuficientes para explicar os movimentos dos preços, e mesmo Jerome Powell, presidente do Fed, tem dito que a autoridade monetária será “tolerante” com a inflação, de modo a não interromper prematuramente qualquer movimento de recuperação econômica.

Os recibos de ações brasileiras (American Depositary Receitps, ADR) negociados em Nova York também subiram na terça-feira, com destaque para as empresas de commodities como Petrobras e Vale. A recuperação da economia indica um movimento de alta nos preços das matérias-primas. No entanto, o cenário brasileiro não é tão positivo. A interrupção do processo de imunização contra a Covid-19 no Rio de Janeiro e em diversas outras cidades por falta de vacinas, e avanço de casos da nova variante brasileira do vírus podem afetar o humor dos investidores.

Boletim Focus

A edição do Boletim Focus desta quarta-feira (17) mostra uma leve elevação das projeções de inflação medidas pelo IPCA para 2021. O prognóstico apresentou a sexta elevação consecutiva, avançando par a3,62 por cento ante os 3,60 por cento da semana anterior. Há quatro semanas, a estimativa era de 3,43 por cento. A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) retrocedeu para 3,43 por cento ante os 3,47 por cento da semana anterior. A estimativa para a taxa de juros Selic de dezembro subiu par 3,75 por cento, ante os 3,50 por cento da semana anterior, e a projeção para o dólar no fim do ano permaneceu em 5,01 reais.

E Eu Com Isso?

Em um pregão curto e atípico como o desta quarta-feira seria de se esperar volatilidade. Para amplificar esse efeito, hoje é o dia do vencimento de opções sobre o índice Bovespa. Os contratos futuros do índice americano S&P 500 estão em leve baixa de 0,31 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Retomada em fevereiro.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.