O Alibaba Group (BABA) apresentou nesta terça-feira (2 de fevereiro), os seus resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2021, que equivalem ao quarto trimestre do ano calendário de 2020. Os resultados vieram regulares e dentro das expectativas.
A receita líquida foi de 221 bilhões de yuans, crescimento de 37 por cento na comparação anual e cerca de 3 por cento acima das expectativas. O número equivale a aproximadamente 33,88 bilhões de dólares.
Enquanto isso, o Ebitda foi de 68,38 bilhões de yuans (10,48 bilhões de dólares), crescimento de 22 por cento na comparação anual e dentro das expectativas.
O lucro líquido por ação foi de 22,03 yuans, ou 3,38 dólares por ação. O resultado é um pouco abaixo do esperado.
E Eu Com Isso?
A nossa leitura do resultado foi breve, pois os números foram divulgados próximos a abertura do mercado brasileiro. Contudo, à primeira vista, observamos a companhia entregando resultados dentro do esperado, o que deve limitar o impacto positivo no preço das ações BABA na sessão desta terça-feira (2), visto que as ações subiram 4,3 por cento na véspera.
Tendências: na nossa visão, o Alibaba Group pega “na veia” três tendências interessantes no médio/longo prazo. Primeiro, o e-commerce e a digitalização dos negócios; segundo, a crescente necessidade de contar uma infraestrutura de tecnologia para operar no universo digital, e a área de Cloud Computing do Alibaba é capaz de atender esta demanda.
Por fim e não menos importante, o aumento do consumo interno chinês. A expectativa é que a China cresça o seu nível de produção a taxas bem mais elevadas que a média mundial, e a “Amazon Chinesa” tende a se beneficiar deste movimento.
Apesar de um futuro bastante promissor, as suas ações foram penalizadas recentemente por conta de questões regulatórias. O cancelamento da listagem das ações do Ant Group no ano passado e o lançamento de investigações de ordem antitruste no último mês aumentaram a percepção de risco associado ao investimento em BABA.
O risco foi parcialmente dissipado após o fundador do Alibaba Group – Jack Ma – reaparecer publicamente na semana passada após meses desaparecido. Além disso, os reguladores chineses falaram também sobre a possibilidade de retomada do IPO da Ant Group, caso haja a “resolução de algumas questões”.
Mesmo assim o desempenho das ações nos últimos 3 meses é fraco: queda de 16,7 por cento.