Light - E Eu Com Isso

Dívida da Light (LIGT3)

Nesta terça-feira (26), a Light comentou sobre seus planos estratégicos após as recentes mudanças de gestão e em sua estrutura acionária. Há aproximadamente dois meses, Raimundo Nonato, oriundo da Equatorial, se tornou CEO da companhia e delineou as prioridades para essa nova fase. Dentre elas estão o compromisso com a redução do endividamento e o combate às perdas não técnicas, que atualmente geram uma despesa anual de 600 milhões de reais.

Vale destacar que a transformação acionária da Light vem ocorrendo desde 2019, quando a Cemig, então controladora, vendeu a fatia de 27,3 por cento e abdicou do controle da empresa. Na sequência, em 2020, o BNDESPar alienou sua posição e Ronaldo Cezar Coelho se tornou o principal investidor privado, posto mantido até hoje por meio do fundo Samambaia, que detém 20 por cento do capital acionário. A Cemig saiu completamente do quadro de acionistas na última sexta-feira, aproveitando a oferta subsequente de ações (follow-on) com emissão primária e secundária realizada pela Light.

No tocante ao enfrentamento das perdas não técnicas, uma das estratégias da companhia reside em investimentos em projetos de eficiência energética em áreas de risco, pois a leitura é que os moradores não fraudam a energia por má-fé, mas, sim, por dificuldade financeira e falta de opções. Até abril, o plano completo de combate às perdas, acompanhado de metas explícitas, será apresentado ao mercado, juntamente com um programa de remuneração variável vinculado. O plano envolverá também pleito à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o reconhecimento das complexidades da área da concessão na estrutura tarifária.

Por fim, em relação ao endividamento, a companhia comentou que, após a capitalização, a situação financeira ficou mais confortável. Entretanto, o objetivo é alcançar uma alavancagem financeira ainda mais baixa, com relação dívida líquida/Ebitda de 2 vezes. Em adição, pretende-se aproveitar a estrutura de capital fortalecida para buscar dívidas mais longas e baratas no mercado de capitais.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Light, com impacto levemente positivo no preço das ações (LIGT3) no curto prazo. O discurso do novo presidente, Raimundo Nonato, embora acertado, já foi realizado por outros executivos da companhia no passado e houve dificuldade de entrega de resultados em decorrência da complexidade da área de concessão, o que sinaliza um risco de execução para a entrega dessas propostas.

Acreditamos que a saída da Cemig do capital da Light também é positiva. Após anos de discussão quanto à posição da estatal na companhia, a Light conseguiu, por meio de sua última oferta de ações, a saída da Cemig da companhia, tendo agora seu controle pulverizado na Bolsa. Essa é uma boa notícia em termos de governança, uma vez que a companhia, com a nova posição acionária, torna-se mais independente e com acionistas mais alinhados à sua estratégia.

O novo presidente traz ainda uma nova proposta para resolver o problema mais antigo e crítico da Light, o de perdas não técnicas (furtos de energia). Essas perdas representam metade do mercado de baixa tensão da companhia e dois terços se concentram em áreas de risco. Como solução, Nonato zela pela aproximação com as comunidades, por meio de investimento em eficiência energética, projetos sociais e geração de renda e emprego, de modo que o custo da energia seja mais acessível aos moradores locais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Light dá saída à Cemig.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.